Carta do 2º Marquês do Lavradio escrita ao Governador da Capitania de São Paulo, ano de 1777

Daví Lopes Franco

Resumo


O códice 10631 disponível no repositório da Biblioteca Nacional de Portugal <http://purl.pt/14392> é um documento que contém relatos do 2º Marquês do Lavradio, 11º vice-rei do Brasil para os governadores de várias capitanias do Brasil, no século XVII. Esse códice é composto por 169 cartas. Desse grupo, 10 endereçadas ao governador da capitania de São Paulo — Senhor Martim Lopez Lobo de Saldanha, já foram feitas edições semidiplomáticas fac-similares durante minha Iniciação Científica. Essas missivas tratam de assuntos relacionados ao governo e de suas defesas perante às ameaças de ataque das forças castelhanas.  Nesta publicação, apresentaremos, de forma simples e sucinta uma dessas cartas. Vale destacarmos que esse texto é uma produção contextualizada, portadora de acontecimentos históricos importantes para a história do Brasil e merece ser preservada de maneira acessível, a fim de que outros pesquisadores de áreas diversas tenham acesso à essa fonte primária.


Palavras-chave


Filologia; Manuscrito; Lavradio

Texto completo:

PDF

Referências


CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à Crítica Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FRANCO, Daví Lopes. Edição e estudo de cartas do 2º marquês do Lavradio. Iniciação Científica (Relatório de pesquisa) – acesso restrito. Departamento de Letras Vernáculas, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.

Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB). Normas de transcrição de documentos manuscritos e impressos. Disponível em: https://sites.google.com/site/corporaphpb/.

Fonte manuscrita

LAVRADIO, 2º Marquês do, 1727-1790. [Cartas do 2.º Marquês do Lavradio, 11º Vice-Rei do Brasil, - Rio de Janeiro – 1776-1779. – [229] f., enc.; 36 cm. Biblioteca Nacional de Portugal. Disponível em: http://purl.pt/14392.




DOI: https://doi.org/10.24206/lh.v5iEspecial2.28779

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 LaborHistórico

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

LaborHistórico | ISSN 2359-6910

A Revista LaborHistórico da Universidade Federal do Rio de Janeiro está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.