O Trabalho Filológico de Edição de Textos desenvolvido no Laboratório de Estudos Filológicos da UFRJ

Daví Lopes Franco, Letycia Dias Mallet, Maria Elisa Lima de Souza

Resumo


O objetivo deste artigo é dar notícias sobre o processo de edição que vem sendo realizado no âmbito do Laboratório de Estudos Filológicos (LabEFil) com três coleções documentais sob os mesmos preceitos metodológicos. A primeira coleção corresponde a um conjunto documental que compreende a narrativa da Dama Pé de Cabra; a segunda, às cartas do reverendo Robert Reid Kalley (séc. XIX); e a terceira, às cartas da coleção pessoal Didola (séc. XX).


Palavras-chave


Filologia. Paleografia. Edição. Dama Pé de Cabra. Robert Reid Kalley. Didola

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Afrânio Gonçalves. Demografia histórica e história da língua portuguesa no Brasil-Colonia: reflexões sobre o fim dos setecentos. Revista Linguística da Alfal l, v. 17, p. 75-94, 2005.

BELLOTO, H. L. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial do Estado, 2002.

CAMBRAIA, C. N. Introdução à Crítica Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes, 2010. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Recomendacoes_digitalizacao_completa.pdf

FORSYTH, W. B. Jornada no império. Vida e obra do Dr. Kalley no Brasil. São José dos Campos: Editora Fiel, 2006.

FRANCO, Davi Lopes. Do texto medieval à obra oitocentista de Herculano: uma análise filológica e literária de A Dama Pé de Cabra. (Trabalho apresentado na 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ) Rio de Janeiro: Faculdade de Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARQUILHAS, Rita. A Faculdade das Letras: Leitura e escrita em Portugal no séc. XVII. Lisboa: INCM, 2000.

PIZARRO, José Augusto de Sotto. Linhagens medievais portuguesas: genealogias e estratégias (1279-1325). Porto, 1997.

ROCHA, J. G. da. Lembranças do passado I: primeira fase – 1855 a 1864. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Publicidade, 1941.

RUMEU, M. C. B. Para uma história do português no Brasil: edição de cartas setecentistas e oitocentistas. In: LOBO, T. Lobo; RIBEIRO, I.; CARNEIRO, Z.; ALMEIDA, N. (Orgs.). Para a história do português brasileiro. Volume VI: Novos dados, novas análises. Tomo II. Para a história do português brasileiro. Volume VI: Novos dados, novas análises. Tomo II. Salvador: EDUFBA, 2006, v. II, p. 819-844.

SPINA, Segismundo. Introdução à Edótica: crítica textual. São Paulo, Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.




DOI: https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.30481

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 LaborHistórico

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

LaborHistórico | ISSN 2359-6910

A Revista LaborHistórico da Universidade Federal do Rio de Janeiro está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.