Considerações léxico-culturais da Vila de Catalão (GO): uma análise de Autos de partilhas manuscritos do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.31083

Palavras-chave:

Manuscritos oitocentistas. Catalão. Análise lexical. Autos de partilhas. Sudeste goiano

Resumo

Com base na perspectiva de que as características culturais e sociais estão arraigadas na estrutura lexical de uma língua, este texto tem como objetivo discutir e demonstrar, com base na análise de três autos de partilhas manuscritos na Vila de Catalão nos oitocentos, considerações que dizem respeito a categorização lexical. Para que isso fosse alçado, o texto foi organizado na seguinte ordem: (i) discussão teórica sobre língua e léxico, fundamentados em autores como Biderman (2001), Vilela (1979), Coseriu (1977), Paula (2005), entre outros; (ii) caracterização dos manuscritos analisados, a saber, um processo de partilha e inventário de bens de Joze Ribeiro da Silva, exarado em 1839, um processo de conto de testamento de bens de Joaquim Jose da Silva, lavrado em 1841, e um processo de partilha e inventário de bens de Claudio Francisco Ferreira, publicado em 1851; (iii) breve contextualização histórica de Catalão do século XIX, com base nos autores Palacín (1994) e Azzi (1937); (iv) arrolagem dos itens lexicais que se referiam aos bens deixados em herança; (v) análise semântica dos bens listados, com o auxílio das definições de Morais Silva (1813). O léxico é um conjunto de lexemas que estruturam um sistema aberto linguístico, por isso é impossível que todos saibam e utilizem os mesmos itens lexicais, sendo assim, cada comunidade escolhe o seu vocabulário com base nas suas realidades. Portanto as lexias, como escravo e carro de boi arquivadas manuscritamente nos autos, são representações da realidade socioculturais dos sujeitos catalanos, em parte do século XIX.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Gomes Pires, Universidade de São Paulo

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Letras pela mesma instituição. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

AZZI, Antonio Jorge. Catalão Ilustrado. São Paulo: Linotechnica, 1937.

BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. As ciências do léxico. In: OLIVEIRA, Ana Maria Pires Pinto de; ISQUERDO, Aparecida Negri (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 2. ed. v. 1. Campo Grande-MS: Ed. UFMS, 2001. p. 13-22.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo.São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial do Estado, 2002.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Lingüística Geral II. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2006.

BOSI, Alfredo. Cultura brasileira e culturas brasileiras. In: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 308-345.

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. Martins Fontes: São Paulo, 2005.

COSERIU, Eugenio. Principio de semântica estructural. Madrid: Editorial Gredos/Biblioteca Románica Hispánica, 1977.

FACHIN, Pablo Roberto Marchis. Descaminhos e dificuldades: leitura de manuscritos do século XVIII. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2008.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

ISQUERDO, Aparecida Negri. Vocabulário do seringueiro: campo léxico da seringa. In: OLIVEIRA, Ana Maria Pires Pinto de; ISQUERDO, Aparecida Negri (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 2. ed. v. 1. Campo Grande-MS: Ed. UFMS, 2001. p. 91-100.

LIMA, Igor de; SILVA, Patrícia Garcia Ernando da. Tipologia documental. In: SAMARA, Eni de Mesquita (Org.). Paleografia, Documentação e Metodologia Histórica. São Paulo: Humanitas, 2010. p. 147-253.

LIVRO de Iuizo de orfaons do ano 1839. 55 fólios. Acervo digital do Laboratório de Estudos do Léxico, Filologia e Sociolinguística do Departamento de Letras da UFG-CAC: Catalão-GO, 2013.

LIVRO de Conto de Testamento do ano 1841. 24 fólios. Acervo digital do Laboratório de Estudos do Léxico, Filologia e Sociolinguística do Departamento de Letras da UFG-CAC: Catalão-GO, 2013.

LIVRO do ano 1851. 44 fólios. Acervo digital do Laboratório de Estudos do Léxico, Filologia e Sociolinguística do Departamento de Letras da UFG-CAC: Catalão-GO, 2013.

MEGALE, Heitor; TOLEDO NETO, Sílvio de Almeida. Por minha letra e sinal: Documentos do ouro do século XVII. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.

MELO, Gladstone Chaves de. Iniciação à Filologia e à Lingüística Portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1975.

MORAIS SILVA, Antonio. Diccionario da lingua portugueza. 2. ed. Lisboa: Typographia Lacerdina, 1813. 2 tomos.

Ordenações Filipinas, vols. 1 a 5. Edição de Cândido Mendes de Almeida, Rio de Janeiro, 1870. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/242733. Acesso em: 25 nov. 2019.

PALACÍN, Luís; CHAUL, Nars Fayad; BARBOSA, Juarez Costa. História política de Catalão. Goiânia: Editora da UFG, 1994.

PAULA, Maria Helena de. Traços de conservação no português falado no brasil: um estudo de manuscrito bandeirante oitocentista e de narrativa oral contemporânea. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Catalão, v. 6-7, n. único, p. 143-173, jan./dez. 2005.

PAULA, Maria Helena de. Inventário lexical sobre escravidão negra em Goiás em registros paroquiais. In: PAULA, Luciane de; PAULA, Maria Helena de. Confluências na linguagem: língua, discurso e ensino. 1. ed. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2013. p. 41-52.

POTTIER, Bernard. As Estruturações Internas. In: POTTIER, Bernard. Lingüística geral: teoria e descrição. Tradução e adaptação portuguesa de Walmírio Macedo. Rio de Janeiro: Presença: Universidade Santa Úrsula, 1978. p. 257-282.

SPINA, Segismundo. Introdução à edótica. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1977.

SAPIR, Edward. Lingüística como ciência. [1921]. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1969.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingüística Geral. Org. Charles Bally; Albert Sechehaye. São Paulo: Cultrix, 1970.

SOUZA, Bernardino Jose de Souza. Ciclo do carro de bois no Brasil. São Paulo: Comp. Ed. Nacional, 2003.

VILELA, Mário. Estudos de Lexicologia do Português. Coimbra: Livraria Almeida, 1979.

Downloads

Publicado

2019-12-07

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático