Giulio Carlo Argan e Eugenio Battisti: Novas Diretrizes para a Crítica de Arte Italiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32219

Palavras-chave:

Giulio Carlo Argan. Eugenio Battisti. Roberto Longhi. Crítica de arte. Historiografia da arte.

Resumo

Os historiadores e críticos de arte Giulio Carlo Argan e Eugenio Battisti, nascidos em Turim no início do século XX, representam a importante corrente teórica da crítica de arte formada por Lionello Venturi. Esse artigo propõe uma análise do cenário da crítica italiana a partir de 1950, quando se estabelecem os embates entre o pensamento venturiano e aquele de Roberto Longhi. Através da recepção dos Macchiaioli florentinos na primeira metade do século XX, abordaremos o conceito de liberdade no âmbito do processo criativo decorrente das experiências impressionistas. Posteriormente, confrontaremos dois textos de Argan e Battisti de 1958 e de 1963, respectivamente, nos quais ambos analisam o cenário da historiografia artística e suas novas diretrizes na Itália de então.

Biografia do Autor

Fernanda Marinho, Bibliotheca Hertziana, Max-Planck Institut

Doutora em História da Arte pela UNICAMP (2013), com um ano (2012) de Doutorado-Sanduiche (CAPES) na Scuola Normale di Pisa, Fernanda Marinho ocupou-se do livro L'Antirinascimento de Eugênio Battisti e a crítica de arte italiana sobre Maneirismo no século XX. Durante a graduação em História da Arte na UERJ (2006) e o mestrado na UNICAMP (2008), Marinho dedicou-se a pinturas renascentistas em coleções públicas e privadas brasileiras de artistas como Mabuse, Michele Tosini, Botticelli e Giampietrino. De 2014 a 2018, durante seu Pós-Doutorado na UNIFESP e o Estágio no Exterior (BEPE-FAPESP) no Musée du Louvre, traçou comparações entre os conceitos de primitivo, sauvage e canibal na historiografia artística italiana, no surrealismo francês e na antropofagia brasileira, respectivamente. Em 2018, atuou como curadora assistente na exposição Rafael e a Definição de Beleza, realizada em São Paulo (FIESP). Atualmente desenvolve um pós-doutorado junto à Bibliotheca Hertziana, em Roma, dedicado às relações entre o modernismo brasileiro e o programa cultural italiano ligado a Mussolini na Exposição Comemorativa do Cinquentenário da Imigração Oficial no Brasil, ocorrida em 1937 em São Paulo.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

ARGAN, Giulio Carlo. Classico Anticlassico. Il Rinascimento da Brunelleschi a Bruegel. B. Contardi (a cura di). Milano: Feltrinelli, 1984.

ARGAN, Giulio Carlo. “Moderni indirizzi metodologici della critica d’arte”. In: La filosofia contemporanea in Italia. Società e Filosofia di oggi in Italia. Torino: Arethusa Asti, 1958.

BARILLI, Renato. “I macchiaioli e Il gusto dei primitivi”. In: Da Cézanne all’Arte Astratta. Omaggio a Lionello Venturi. Milano: Ed. Mazzotta, 1992.

BATTISTI, Eugenio. L’Antirinascimento. Torino: Aragno Editore, 2005.

BATTISTI, Eugenio. “Nell’acqua chiara e sopra l’erba verde...”. In: SACCARO DEL BUFFA, Giuseppa (a cura di). Iconologia ed ecologia del giardino e del paesaggio. Leo S. Olschki, 2004.

BATTISTI, Eugenio. “Tendenze della Storiografia Italiana”. In: IV Convegno Internazionale di Studi Italo – tedeschi: La storiografia nel mondo Italiano ed in quello tedesco: stato e problemi attuali nel quadro dell’unità culturale europea. 17-23 Abril 1963. Istituto Culturale Italo-tedesco in Alto Adige-Merano. Deutsch-Italienisches Kulturinstitut in Südtirol – Meran. Via Cassa di Risparmio - Nr. 20 – Sparkassenstrabe.

LONGHI, Roberto. Proposte per una critica d’arte. Paragone, 1950.

MARQUES, Luiz. “Longhi e Argan. Un confronto intelettuale”. Rivista Figura. Vol 1 (2013): Figura. Studies on the Classical Tradition. Dossier 'Giorgio Vasari' . [https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/figura/article/view/10207/5526. Acesso em 07 de fevereiro de 2020]

MOMIGLIANO, Arnaldo. “A Piemontese view of the History of Ideas”. In: Essays in Ancient and Modern Historiography. Wesleyan University Press. Middletown, Connecticut, 1977. (1ª ed. 1947)

VENTURI, Lionello. Il gusto dei primitivi. Bologna: Zanicchelli Editore, 1926.

VENTURI, Lionello. “Recensioni – Roberto Longhi, Proposte per una critica d’arte in Paragone, gennaio 1950”. In: Commentari. Rivista di critica e storia dell’arte. Anno I – Fascicolo III. Luglio-Settembre 1950. Casa Editrice Felice Le Monnier, Firenze.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático