As roupas e as mulheres no século XVIII: transcrição paleográfica do documento “Ordem régia à Mesa da Inquisição decretando que não fossem castigadas aleatoriamente as mulheres que comparecessem aos autos religiosos sem as vestimentas adequadas”
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v7i1.39951Palavras-chave:
Paleografia. Inquisição. Mulheres. Roupas. Século XVIII.Resumo
Esta transcrição tem como principal objetivo apresentar o documento Ordem régia à Mesa da Inquisição decretando que não fossem castigadas aleatoriamente as mulheres que comparecessem aos autos religiosos sem as vestimentas adequadas, e para isso deveriam ser respeitadas diversas condições, evitando assim escândalos desnecessários, datado do período da Inquisição, mais especificamente do ano 1760. O texto transcrito discorre sobre uma ordem que José I, Rei de Portugal da época, envia à Mesa da Inquisição. O manuscrito encontra-se disponível no acervo digital da Fundação Biblioteca Nacional e na Biblioteca Digital Luso-Brasileira e conta com dois fólios. A transcrição que segue foi feita a partir das normas de transcrição paleográfica presentes na obra de Berwanger e Leal (2015). Devido à importância do conteúdo do registro, acredita-se que a divulgação de uma transcrição do documento possa ser relevante para o conhecimento do texto e para o estudo em diversas áreas, tais como história, linguística, entre outras.
Referências
ANDRADE, P. G.; QUEIROZ, J. S. de. A inquisição portuguesa e a intolerância religiosa: Os cristãos-novos e a criação do Tribunal do Santo Ofício. DIVERSIDADE RELIGIOSA , v. 8, p. 51-68, 2018.
BERWANGER, A. R.; LEAL, J. E. F. Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos. In: Noções de Paleografia e de Diplomática. 5ª ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2015. p. 97-106.
FARIA, P. S. de. Os franciscanos e a Inquisição de Goa (século XVII). In: XIV Encontro Regional da ANPUH Rio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional da ANPUH Rio, 2010.
TAVARES, C. C. S. ; CALAINHO, Daniela Buono . Um guia de fontes para o estudo da Inquisição portuguesa. In: REMEDÍ, Fernando. (Org.). Las fuentes documentales en la historia social latinoamericana. 1ed. Córdoba: Centro de Estudios Hirstoricos Prof Carlos Segreti, 2015, v. 1. p. 16-29.
Fonte manuscrita: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1352118/mss1352118_029.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.