A evolução dos estudos em Fonética e Fonologia e o ensino de pronúncia em língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7i2.39955

Palavras-chave:

Histórico da Fonética e Fonologia. Histórico do ensino de pronúncia. Livros para o ensino de pronúncia. ILF. Língua como SAC.

Resumo

Considerando os estudos em Fonética e Fonologia ao longo da história, este trabalho pretende levantar uma discussão sobre a influência desses estudos no ensino de pronúncia da língua inglesa. Como ponto de partida, a Fonética e a Fonologia tornaram-se disciplinas distintas pelo Círculo Linguístico de Praga (1928-1939) e desde então se apresentam com status e relacionamentos diversos nas diferentes correntes teóricas, porém questiona-se se os avanços nos estudos são direcionados para o ensino (JONES, 2008; GOMES, 2010; EULER, 2014). Em paralelo, com a publicação do livro The Phonology of English as an International Language (JENKINS, 2000), o status do Inglês como uma Língua Franca (ILF) traz novos desafios para o ensino de inglês – inteligibilidade, prioridades para o ensino, modelos nativos ou não nativos são questões com as quais nos deparamos. Mais recentemente, Jenkins apresentou a necessidade de reteorização do ILF no que diz respeito à sua natureza essencialmente multilíngue (JENKINS, 2015), adotando o conceito de linguagem como um Sistema Adaptativo Complexo (CAS). Em vista desses dois cenários, na Linguística os estudos em Fonética e Fonologia, e na Linguística Aplicada os estudos em ILF e o conceito de língua como um SAC (LARSEN-FREEMAN, 2015), a pergunta norteadora deste trabalho é: a evolução dos estudos em Fonética e Fonologia e as mudanças no status da língua inglesa têm contribuido para alguma alteração no ensino de pronúncia? A discussão se dará a partir de um levantamento de livros voltados ao ensino de pronúncia.

Biografia do Autor

Maria Lucia de Castro Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná, tem desenvolvido pesquisas em Fonética e Fonologia, no ensino de pronúncia e em fonética forense. Trabalhou nos últimos dez anos no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Está aposentada desde abril de 2020.

Referências

ABERCROMBIE, D. Problems and principles: Studies in the teaching of English as a second language. New York: Longmans, Green, 1956.

ALBUQUERQUE, J. I. A. Caminhos Dinâmicos em Inteligibilidade e Compreensibilidade de Línguas Adicionais: Um Estudo Longitudinal com Dados de Fala de Haitianos Aprendizes de Português Brasileiro. Tese (Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.

ALVES, U. K. Ensino de Pronúncia em Língua Estrangeira: Questões de Discussão a partir de uma Concepção de Língua como Sistema Adaptativo Complexo. Revista Versalete, v. 3, n. 5, p. 392-413, 2014.

BAIRD, R.; WALKER, W.; KITAZAWA, M., The Complexity of Elf. Journal of English as a Lingua Franca, v. 3, n. 1, p. 171-196, 2014.

BARANGER, M. Chaos, Complexity, and Entropy: A physics talk for non-physicists. New England Complex Systems Institute, 2000. Disponível em: https://necsi.edu/chaos-complexity-and-entropy, acesso em 04 dez 2020.

BECKNER, C. ET AL. Language is a Complex Adaptive System: Position Paper. Language Learning, v. 59, suppl. 1, p. 1-26, 2009.

BECKER, R. M. Globalização, Inglês como Língua Franca e Inteligibilidade. In: BRAWERMAN-ALBINI, A.; GOMES, M. L. C. (Orgs.) O Jeitinho Brasileiro de Falar Inglês. Campinas: Pontes Editores, 2014, p. 223-238.

BEST, C. T. A direct realist perspective on cross-language speech perception. In: STRANGE, W. (Ed.) Speech perception and linguistic experience: Issues in cross-language research, Timoium: York Press, 1995, p. 171-204.

BEST, C. T.; TYLER, M. Nonnative and second-language speech perception: Commonalities and complementarities. In: BOHN, O. S.; MUNRO, M. (Eds.) Language experience in second language speech learning – In honor of James Emil Flege, 2007, p. 13-34.

BISOL, L. Fonologia Lexical. In: MAUTZENER, C. L.; HORA, D. (Orgs). Fonologia, fonologias – uma introdução. São Paulo: Contexto, 2017, p. 81-92.

BOYER, S. Understanding English Pronunciation: An integrated practice course. Glenbrook: Boyer Educational Resources, 2001. New York: Longman, 1992.

BOWEN, T.; MARKS, J. The Pronunciation Book: Student-centered activities for pronunciation work. 1992

BOWLER, B.; CUNNINGHAM, S; MOORE, P. New Headway Pronunciation Course. Oxford: Oxford University Press, 1999.

BROWMAN, C. P.; GOLDSTEIN, L. Articulatory Phonology: An Overview. Phonetica, v. 49, p. 155-180, 1992.

BROWN, Adam (Ed.). Teaching English Pronunciation: a book of readings. London: Routledge, 1991.

BYBEE, J. Language, Usage and Cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

CATFORD, J. C. Intelligibility. ELT Journal, Volume V, Issue 1, p. 7-15, 1950. Disponível em https://academic.oup.com/eltj/article/V/1/7/424197, acesso em 04 dez 2020.

CELCE-MURCIA, D.; BRINTON, D. M.; GOODWIN, J. M.; GRINER, B. Teaching Pronunciation – A Course Book and Reference Guide. 2nd Edition. New York: Cambridge University Press, 2010.

CHOMSKY; N.; HALLE, M. The Sound Pattern of English. New York: Harper and Row, 1968.

CHUN, D. M. Discourse and Intonation in L2: from theory and research to practice. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2002.

CLAREY, M. E.; DIXSON, R. J. Pronunciation Exercises in English. New York: A Regents Publication, 1963.

CLEMENTS, G. N.; HUME, E. V. The Internal Organization of Speech Sounds. In: GOLDSMITH, J. (Ed.) The Handbook of Phonological Theory. New York: Wiley-Blackwell, 1995, p. 245-317.

CRISTÓFARO-SILVA, T.; GOMES, C. A. Teoria de Exemplares. In: MAUTZENER, C. L.; HORA, D. (Orgs). Fonologia, fonologias – uma introdução. São Paulo: Contexto, 2017, 2017, p. 157-168.

CRUZ, N. C. Inteligibilidade e o Ensino da Pronúncia do Inglês. In: BRAWERMAN-ALBINI, A.; GOMES, M. L. C. (Orgs.) O Jeitinho Brasileiro de Falar Inglês. Campinas: Pontes Editores, 2014, p. 239-252.

D’ANGELIS, W. R. O alinhamento pró-Estados Unidos da Fonologia no Brasil. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 4, n. 1, 2004.

DALTON, C.; SEIDLHOFER, B. Pronunciation. Oxford: Oxford University Press, 1994.

DE BOT, K; LOWIE, W; VESPOOR, M. A Dynamic Systems Theory approach to second language acquisition. Bilingualism: Language and Cognition, v. 10, n. 1, p. 7-21, 2007.

DERWING, T. M.; MUNRO, M. J. Pronunciation Fundamentals – Evidence-based Perspectives for L2 Teaching and Research. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2015.

EULER, S. Approaches to Pronunciation Teaching: History and recent developments. In: SZPYRA-KOZLOWSKA, J. E.; GUZ, E. P.; STEINBRICH, P.; SWIECINSKI, R. (Eds.) Recent Developments in Applied Phonetics. Lublin: Catholic University of John Paul Press, 2014, p. 35-78.

FLEGE, J. E. Second language speech learning: Theory, fidings, and problems. In: STRANGE, W. (Ed.) Speech perception and linguistic experience: Issues in cross-language research. Timonium: York Press, 1995, p. 233-276.

FOOTE, J. A.; TROFIMOVICH, P. Second language pronunciation learning. In: KANG, O.; THOMSON, J.; MURPHY, J. M. The Routledge Handbook of Contemporary English Pronunciation. London: Routledge, 2017, p. 75-90.

GARAY, R. G. O Fonema – Linguística e História. Dissertação (Mestrado em Teorias do Texto e do Discurso) Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

GILBERT, J. Clear Speech – Pronunciation and Listening Comprehension in North American English. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

GOMES, M. L. Uma reflexão sobre o Inglês como Língua Franca e os novos rumos para o ensino de pronúncia com a Linguística Probabilística. Anais do IX Encontro do CELSUL, Palhoça, Universidade do Sul de Santa Catarina, p. 1-10, 2010.

GOMES, M. L. C.; BRAWERMAN-ALBINI, A.; ENGELBERT, A. P. P. F. The Perception of Vowel Epenthesis and Word Stress in an English as a Lingua Franca Context. Copal Concordia Working Papers in Applied Linguistics, 5, p. 185-202, 2014.

GONCALVES, A.; SILVEIRA, R. Intelligibility research in Brazil: Empirical findings and methodological issues. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 14, p. 51-81, 2015.

GRANT, L. (Ed.) Pronunciation Myths: applying Language research to Classroom teaching. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2014.

HAGEN, S. A.; GORJAN, P. E. Sound Advantage: A Pronunciation Book. New Jersey: Prentice Hall Regents, 1992.

HEWINGS, M. Pronunciation Practice Activities – A Resource book for teaching pronunciation. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

HORA, D.; VOGELEY, A. Fonologia Autossegmental. In: MAUTZENER, C. L.; HORA, D. (Orgs.). Fonologia, fonologias – uma introdução. São Paulo: Contexto, 2017, p. 61-80.

HWA LEE, S. Fonologia Gerativa. In: MAUTZENER, C. L.; HORA, D. (Orgs.). Fonologia, fonologias – uma introdução. São Paulo: Contexto, 2017, p. 31-46.

ISAACS, T. Shifting sands in second language pronunciation assessment research and practice. Language Assessment Quarterly, n. 15, p. 273-293, 2018.

JAKOBSON, R.; FANT, G. M.; HALLE, M. Preliminaries to Speech Analysis – The Distinctive Features and their Correlates. 3rd. Ed. Cambridge: The MIT Press, 1963.

JAKOBSON, R.; HALLE, M. Fundamentals of Language. Reprint of 2nd Ed. Berlin: Mouton de Gruyter, 2002.

JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. Oxford: Oxford University Press, 2000.

JENKINS, J. World Englishes: A Resource Book for Students. London: Routledge, 2003.

JENKINS, J. English as a Lingua Franca: Attitude and Identity. Oxford: Oxford University Press, 2007.

JENKINS, J. Repositioning English and multilingualism in English as a Lingua Franca. Englishes in Practice, v. 2, n. 3, p. 49-85, 2015.

JENKINS, J.; BAKER, W.; DEWEY, M. (Eds.) The Routledge Handbook of English as a Lingua Franca. London: Routledge, 2017.

JONES, D. The Pronunciation of English. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.

JORDÃO, C. M. English as a Foreign Language, Globalisation and Conceptual Questioning. Globalisation, Societies and Education, v. 7, n. 1, 2009.

KANG, O.; THOMSON, J.; MURPHY, J. M. The Routledge Handbook of Contemporary English Pronunciation. London: Routledge, 2017.

KELLY, L. G. 25 Centuries of Language Teaching 500 BC – 1969. Massachusetts: Newbury House Publishers, 1969.

KELLY, G. How to teach pronunciation. New York: Longman, 2000.

KENWORTHY, J. Teaching English Pronunciation. Harlow: Longman, 1987.

LANE, L. Tips for Teaching Pronunciation. New York: Pearson Longman, 2010.

LAROY, C. Pronunciation. Oxford: Oxford University Press, 1995.

LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/Complexity Science and Second Language Acquisition. Applied Linguistics, v. 18, n. 2, p. 141-165, 1997.

LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.

LARSEN-FREEMAN, D. Complexity and ELF. In: JENKINS, J.; BAKER, W.; DEWEY, M. (Eds.) The Routledge Handbook of English as a Lingua Franca. London: Routledge, 2017, p. 51-60.

LARSEN-FREEMAN, D. Second Language Acquisition, WE, and language as a complex adaptive system (CAS). World Englishes, v. 37, n. 1, p. 80-92, 2018.

LOW, E. L. Pronunciation for English as an International Language: from research to practice. London: Routledge, 2015.

MAURANEN, A.; RANTA, E. English as a Lingua Franca – Studies and Findings. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2009.

MAGALHÃES, José; BATTISTI, Elisa. Fonologia Métrica. In: MAUTZENER, C. L.; HORA, D. (Orgs.). Fonologia, fonologias – uma introdução. São Paulo: Contexto, 2017, p. 93-107.

MARKS, J; HANCOCK, M; HEWING, M. English Pronunciation in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

MAUTZENER, C. L.; MIRANDA, A. R. M. Teoria dos Traços. In: MAUTZENER, C. L.; HORA, D. (Orgs.). Fonologia, fonologias – uma introdução. São Paulo: Contexto, 2017, p. 47-62.

MCKAY, S. L. Teaching English as an International Language: An Introduction to the role of English as an international language and its implications for language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2002.

MORLEY, J. (Ed.). Pronunciation Pedagogy and Theory: New Views, New Directions. Indiana: TESOL, 1994.

MUNRO, M.; DERWING, T. Foreign accent, comprehensibility, and intelligibility in the speech of second language learners. Language learning, v. 45, n. 1, p. 73-97, 1995.

MURPHY; J. M.; BAKER, A. A. History of ESL pronunciation teaching. In: REED, M.; LEVIS, J. M. The Handbook of English Pronunciation. West Sussex: Wiley Blackwell, 2015, p. 36-65.

MURPHY, J. M. (Ed.) Teaching the Pronunciation of English – Focus on whole courses. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2017.

ORION, G. Pronouncing American English: Sounds, Stress and Intonation. Heinle & Heinle Publishers, 1997.

PIERREHUMBERT, J. B. What People Know about sounds of languages. Studies in the Linguistic Sciences, v. 29, n. 2, p. 111-120. Urbana-Champaign, 2000.

PIKE, K. The Intonation of American English. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1945.

PITZL, M. L.; OSIMK-TEASDALE, R. (Eds) English as a Lingua Franca: Perspectives and Prospects. Berlin: De Gruyter Mouton, 2016.

REED, M.; LEVIS, J. M. The Handbook of English Pronunciation. West Sussex: Wiley Blackwell, 2015.

ROD, R.; HAY, J.; JANNEDY, S. Probabilistic Linguistics. Cambridge: The MIT Press, 2003.

ROGERSON-REVELL, P. English Phonology and Pronunciation Teaching. New York: Continuum International Publishing Group, 2011.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. 27ª. Edição. São Paulo: Cultrix, 2006.

SCHWARTZHAUPT, B. M. Testing intelligibility in English: the effects of Positive VOT and contextual information in a sentence transcription task. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, 2015.

SCHWINDT, L. C; COLLISCHONN, G. Teoria da Otimidade. In: MAUTZENER, C. L.; HORA, D. (Orgs). Fonologia, fonologias – uma introdução. São Paulo: Contexto, 2017, p. 141-156.

SEIDLHOFER, B. Understanding English as a Lingua Franca. Oxford: Oxford University Press, 2011.

SIFAKS, N.; TSANTILA, N. (Eds.) English as a Lingua Franca for EFL Contexts. Bristol: Multilingual Matters, 2019.

SILVA, L. F.; RODRIGUES, L. R. Resenha de Language as Complex Adaptive System. Organon, n. 51, p. 311-316, 2011.

SILVEIRA, R.; SCHADECH, T. S. Inteligibilidade e o Ensino da Pronúncia: Interface entre Pesquisa e Pedagogia. In: BRAWERMAN-ALBINI, A.; GOMES, M. L. C. (Orgs.) O Jeitinho Brasileiro de Falar Inglês. Campinas: Pontes Editores, 2014, p. 253-272.

SZPYRA-KOLOWASKA, J. Pronunciation in ELF Instruction: A Research-Based Approach. Bristol: Multilingual Matters, 2014.

TENANI, L. Fonologia Prosódica. In: MAUTZENER, C. L.; HORA, D. (Orgs). Fonologia, fonologias – uma introdução. São Paulo: Contexto, 2017, p. 109-123.

THOMSON, R. I.; DERWING, T. M. The Effectiveness of L2 Pronunciation Instruction: A Narrative Review. Applied Linguistics, p. 1-20, dez 2014.

TRUBETZKOY, N. A Fonologia Atual. In: DASCAL, M. (Org.) Fundamentos Metodológicos da Linguística. Vol. II – Fonologia e Sintaxe. Campinas: IEL-UNICAMP, p. 15-35, 1981. Originalmente publicado em 1933.

UNDERHILL, A. Sound Foundations. Oxford: Macmillan Heinemann, 1994.

WALKER, J. Principles of English Pronunciation. Leipsic: Adam William Winkelmann, 1816.

WALKER, R. Teaching Pronunciation of English as a Lingua Franca. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

Downloads

Publicado

2021-08-28