Escritos do século XVIII: uma leitura de carta de comércio de 1798

Juliana Cristina Vasconcellos Garcia

Resumo


O documento apresentado nesta edição é uma carta comercial que faz parte do acervo de manuscritos da Biblioteca Nacional de Lisboa (BNL). Trata-se de material não literário, um manuscrito autógrafo da esfera particular, datado de 1798, em que um comerciante se comunica com seu chefe, um importante nome das Casas de comércio na Europa. A temática envolve prestações de contas sobre os negócios e mercadorias, além de relatos sobre as vivências do porto, lançando luz sobre alguns aspectos da dinâmica da sociedade colonial brasileira dos fins do século XVIII e permitindo pistas sobre a língua em uso naquele período sociohistórico.


Palavras-chave


Cartas de comércio. Edição. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Lisboa.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Afranio Gonçalves. Para uma História do Português Colonial: aspectos linguísticos em cartas de comércio. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas : Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: UFRJ, Fac. de Letras, 1999.

BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de paleografia e de diplomática. 3. ed. rev. e ampl. Santa Maria: Editora da UFSM, 2008.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

MARQUILHAS, Rita. A faculdade das letras: leitura e escrita em Portugal no séc. XVII. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2000.

PALLADINO NETTO, L. Uma edição de cartas de mercadores portugueses do século XVIII e o uso variável do artigo diante do possessivo. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas: Língua Portuguesa). Rio de Janeiro: UFRJ, Fac. de Letras, 2009.




DOI: https://doi.org/10.24206/lh.v7i1.40033

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Juliana Cristina Vasconcellos Garcia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

LaborHistórico | ISSN 2359-6910

A Revista LaborHistórico da Universidade Federal do Rio de Janeiro está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.