A canção folclórica em sua essência: uma análise etnomusicológica de duas canções populares tradicionais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.47148

Palavras-chave:

Popular. Tradicional. Etnomusicologia. Nacionalismo. Essência folclórica.

Resumo

Investigou-se as origens e procedências principais de duas canções populares tradicionais brasileiras, a saber: o canto de Maracatu “Loanda” e a canção indígena “Natiô”, dos Paresis. Elas representam um panorama estilístico da música popular brasileira, seja ela urbana, rural ou feita pelos próprios nativos. Guardam, portanto, além de idiossincrasias de ordem estético-musical, características próprias de cada região e grupo étnico que as produziram. São fonte cultural que espelham a enorme profusão de cantos que o país continental produzira até os anos 1930, quando eclodiu no Brasil o Movimento Nacionalista, que buscava unificar as linguagens da Literatura, Música e Artes Plásticas em prol de uma totalidade artística que desvelasse os significados de Nacionalidade. As canções em questão foram reunidas e harmonizadas pelo compositor paraibano José Siqueira (1907-1985), e lançadas em disco em 1939. Nelas podemos ver retratos de diversos matizes do colorido nacional: música popular rural percussiva, ritualística indígena e religiosa afro-brasileira. Constituem peças de um quadro maior, onde podem ser observadas as diversas regiões brasileiras, num jogo etnomusicológico que parece querer traduzir a essência folclórica do nosso povo. 

Biografia do Autor

Pedro Razzante Vaccari, UNESP

Bacharel, Mestre e Doutor em Música pela Unesp, é pós-doutorando pela Eca/Usp. Publicou artigos na Revista Música e da Tulha da Usp, de Etnomusicologia da Turquia, Orfeu da Udesc,  Música em Contexto da UnB, Ictus da Ufba,  Revista Internacional em Língua Portuguesa de Portugal, Revista Nava e Espaço Acadêmico, sendo destas duas parecerista ad-hoc. Foi membro organizador da  III Jornada em Arte IA Unesp PPG de 2019, sendo o responsável pela área de Música. Foi regente do coro da Paróquia Cristo Ressuscitado. Estudou canto na Alemanha, Itália, EUA e Argentina, e desde 2008 integra o Coro Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo, com o qual, recentemente,  atuou como solista do Réquiem em Ré menor do padre José MaurícioNunes Garcia, e da ópera Café de Felipe Senna, sobre libreto de Mário de Andrade. Em julho de 2022 realizou o Recital Schumann e Villa-Lobos, no Theatro Municipal de São Paulo, um recital comentado em que inseriu canções que remetem ao tema de seu pós-doutorado.

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Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático