Papeis em travessia: o bibliotecário Luís Joaquim dos Santos Marrocos e os Manuscritos da Coroa -- século XIX

Autores

  • Adriana Angelita da Conceição UFAM
  • Juliana Gesuelli Meirelles PUC-CAMPINAS

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v2i1.4807

Palavras-chave:

manuscritos, bibliotecas, transferência da corte portuguesa, império luso-brasileiro, correspondências.

Resumo

Com a chegada da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, o centro de poder imperial transferia-se para a América. Acompanhada de pessoas importantes da nobreza, a Coroa também transladou consigo apetrechos e muitos simbolismos -- refletidos, especialmente, na Casa Real -- o que tentaria garantir uma adequada permanência da realeza em terras americanas. Dentre os súditos ilustrados da monarquia, destacamos o bibliotecário Luís Joaquim dos Santos Marrocos, personagem central da discussão deste artigo, cujo objetivo primeiro está em problematizar a natureza das relações interatlânticas entre os papeis impressos e manuscritos da Coroa na primeira metade do século XIX. Ao situarmos tais balizas, o texto tem como foco três principais temáticas a serem examinadas: a) a vida do bibliotecário Luís Joaquim dos Santos Marrocos entre bibliotecas e a prática de escrita de cartas; b) sua relação com os manuscritos da Coroa; e c) a sistematização e catalogação que preparou sobre a documentação manuscrita da coroa portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Angelita da Conceição, UFAM

Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com apoio da FAPESP. Atualmente, atua como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Juliana Gesuelli Meirelles, PUC-CAMPINAS

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Pontifícia Universidade Católica - Campinas (PUC-CAMPINAS).

Referências

ALGRANTI, Leila Mezan. Livros de devoção, atos de censura: cultura religiosa na América Portuguesa. São Paulo: Hucitec/FAPESP, 2004.

ARAÚJO, Ana Cristina. Uma longa despedida: cartas familiares de Luís Joaquim dos Santos Marrocos. In: MARROCOS, Luís Joaquim dos Santos. Cartas do Rio de Janeiro (1811-1821). Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2008.

BOUZA, Fernando. Corre Manuscrito: Una historia cultural del Siglo de Oro. Madrid: Marcial Pons, 2001.

_______. Comunicação, conhecimento e memória na Espanha dos séculos XVI e XVII. Cultura, Revista de História e Teoria das Ideias, Lisboa, v. 19, segunda série, p. 105-171, 2002 (Centro de História da Cultura, CHAM).

CONCEIÇÃO, Adriana Angelita da; MEIRELLES, Juliana Gesuelli. Entre cartas e livros: a livraria real e a escrita do bibliotecário Luís Joaquim dos Santos Marrocos no período joanino (1808-1821). Revista Tempo, vol. 21, n. 38, 2015. p. 46-65.

COSTA, Renata Ferreira. Memória histórica da Capitania de São Paulo: edição e estudo. São Paulo: APESP, 2014.

GARCIA, Rodolfo. Introdução. In: CARTAS de Luiz Joaquim dos Santos Marrocos, escritas do Rio de Janeiro à sua família em Lisboa, de 1811 a 1821. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, vol. 56, 1939.

Gazeta do Rio de Janeiro (1821). Disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/gazeta_rj/gazeta.htm. Acesso em: 12 abr. 2016.

Índice geral dos Manuscriptos da Bibliotheca da Coroa disposto alfabeticamente Biblioteca d’Ajuda, Lisboa – Portugal. Cota 49-IX-44.

MARROCOS, Luís Joaquim dos Santos. Cartas do Rio de Janeiro (1811-1821). Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2008.

MEIRELLES, Juliana Gesuelli. Política e Cultura no governo de D. João VI (1792-1821). Tese (Doutorado em História). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

MONTEIRO, Rodrigo Bentes. Portugal e as conquistas ultramarinas nos folhetos de Diogo Barbosa Machado. Disponível em: http://www2.iict.pt/index.php?idc=102&idi=13077/Consultadoem11/09/2008. Acesso em: 28 abr. 2016.

MORAES, Rubens Borba de. Livros e Bibliotecas no Brasil colonial. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos, 1979.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; AZEVEDO, Paulo César de; COSTA, Ângela Márquez da. A longa viagem da biblioteca dos reis: do terremoto de Lisboa à Independência do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SCHWARCZ, Lilia. Luís Joaquim dos Santos Marrocos. In: NEVES, Lúcia Bastos Pereira das; VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Joanino. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Downloads

Publicado

16-08-2016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)