Projeto Língua EmCena: peças teatrais como fonte para o estudo sócio-histórico da língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v9i2.55295

Palavras-chave:

Projeto Língua EmCena, Peças teatrais, Variáveis sociais, Construções condicionais, Sociolinguística Histórica.

Resumo

Apresentamos a proposta do projeto Língua EmCena, e exemplificamos sua aplicação a partir de um estudo sobre a mudança na morfologia verbal do Português Brasileiro em sentenças condicionais inseridas pela conjunção –se. Esse projeto propõe a construção de corpora de peças brasileiras (séculos XIX a XXI) e a caracterização do perfil social de seus personagens, utilizando categorias definidas segundo a reconstrução dos contextos sócio-históricos dos períodos analisados. Para tal, estabelecemos um diálogo interdisciplinar (com História, Sociologia, Antropologia e Teatro). Os resultados demonstram a relevância de trabalhos com peças teatrais no campo da Sociolinguística Histórica e da categorização proposta para as variáveis sociais sexo/gênero, idade, escolaridade/instrução, classe social e etnia, revelando correlações entre essas variáveis e processos de variação e mudança linguísticas.

Biografia do Autor

Rosane Andrade Berlinck, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP, Brasil.

Professora assistente-doutor do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, campus de Araraquara. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP).

Áreas de pesquisa: Sociolinguística, Linguística Histórica, Sintaxe, História do português.

 

Sílvia Maria Brandão, Secretaria Municipal de Educação, Inconfidentes, MG, Brasil.

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). Foi professora no curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atualmente é Chefe do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Inconfidentes - MG.

Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba) e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFTM. É também professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/Araraquara (mestrado e doutorado).

Áreas de pesquisa:  Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa (como língua materna e para falantes de outras línguas) e descrição do Português Brasileiro.

Caroline Carnielli Biazolli, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Professora adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É docente permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFSCar) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSCar).

Áreas de pesquisa: Sociolinguística (Variacionista e Educacional), Ensino e Aprendizagem de Línguas, particularmente de Língua Portuguesa como língua materna.

Marcus Garcia Sene, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, PE, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Garanhuns, atuando no Departamento de Linguística e Práticas de Ensino. Também é professor do curso de Letras do Centro Universitário Newton Paiva.

Áreas de pesquisa: Percepção e produção sociolinguística, significados sociais da variação, Fonologia, Variação e ensino de língua.

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Publicado

21-12-2023

Edição

Seção

Artigo - Dossiê "Diálogos entre a sócio-história do português e a história social da cultura escrita"