Projeto Língua EmCena: peças teatrais como fonte para o estudo sócio-histórico da língua
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v9i2.55295Palavras-chave:
Projeto Língua EmCena, Peças teatrais, Variáveis sociais, Construções condicionais, Sociolinguística Histórica.Resumo
Apresentamos a proposta do projeto Língua EmCena, e exemplificamos sua aplicação a partir de um estudo sobre a mudança na morfologia verbal do Português Brasileiro em sentenças condicionais inseridas pela conjunção –se. Esse projeto propõe a construção de corpora de peças brasileiras (séculos XIX a XXI) e a caracterização do perfil social de seus personagens, utilizando categorias definidas segundo a reconstrução dos contextos sócio-históricos dos períodos analisados. Para tal, estabelecemos um diálogo interdisciplinar (com História, Sociologia, Antropologia e Teatro). Os resultados demonstram a relevância de trabalhos com peças teatrais no campo da Sociolinguística Histórica e da categorização proposta para as variáveis sociais sexo/gênero, idade, escolaridade/instrução, classe social e etnia, revelando correlações entre essas variáveis e processos de variação e mudança linguísticas.
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