Language on Stage Project: Plays as a source for the socio-historical study of language

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v9i2.55295

Keywords:

Projeto Língua EmCena, Peças teatrais, Variáveis sociais, Construções condicionais, Sociolinguística Histórica.

Abstract

We present the proposal of the Language on Stage project, and exemplify its application from a study on the change in the verbal morphology of Brazilian Portuguese in conditional sentences inserted by the conjunction –se (if). This project proposes the construction of corpora of Brazilian plays (19th to 21st centuries) and the characterization of the social profile of their characters, using categories defined according to the reconstruction of the socio-historical contexts of the analyzed periods. For that we established an interdisciplinary dialogue with History, Sociology, Anthropology and Theater. The results demonstrate the relevance of works with plays in the field of Historical Sociolinguistics and of the proposed categorization for the social variables sex/gender, age, education, social class, and ethnicity, revealing correlations between these variables and processes of linguistic variation and change.

Author Biographies

Rosane Andrade Berlinck, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP, Brasil.

Professora assistente-doutor do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, campus de Araraquara. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP).

Áreas de pesquisa: Sociolinguística, Linguística Histórica, Sintaxe, História do português.

 

Sílvia Maria Brandão, Secretaria Municipal de Educação, Inconfidentes, MG, Brasil.

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). Foi professora no curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atualmente é Chefe do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Inconfidentes - MG.

Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba) e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFTM. É também professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/Araraquara (mestrado e doutorado).

Áreas de pesquisa:  Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa (como língua materna e para falantes de outras línguas) e descrição do Português Brasileiro.

Caroline Carnielli Biazolli, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Professora adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É docente permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFSCar) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSCar).

Áreas de pesquisa: Sociolinguística (Variacionista e Educacional), Ensino e Aprendizagem de Línguas, particularmente de Língua Portuguesa como língua materna.

Marcus Garcia Sene, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, PE, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Garanhuns, atuando no Departamento de Linguística e Práticas de Ensino. Também é professor do curso de Letras do Centro Universitário Newton Paiva.

Áreas de pesquisa: Percepção e produção sociolinguística, significados sociais da variação, Fonologia, Variação e ensino de língua.

References

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Published

2023-12-21

Issue

Section

Artigo - Dossiê "Diálogos entre a sócio-história do português e a história social da cultura escrita"