Constituição de um corpus diacrônico sergipano

edição de textos para o estudo da sócio-história do português em Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v12i1.71323

Palavras-chave:

Filologia, Sociolinguística Histórica, Português Brasileiro, Corpus Diacrônico, Sergipe

Resumo

A constituição de corpora diacrônicos tem se afirmado como etapa indispensável para a reconstrução empírica da história do português brasileiro, uma vez que nenhuma interpretação consistente de seus processos de mudança pode prescindir da documentação escrita produzida em sincronias passadas. Em Sergipe, contudo, persiste uma lacuna significativa quanto à reunião, edição e disponibilização sistemática de fontes escritas que permitam investigar a sócio-história da língua portuguesa na região. Nesse contexto, este artigo apresenta o projeto de criação do Corpus Diacrônico do Português Sergipano (CDPS), iniciativa do Grupo de Estudos Filológicos em Sergipe (GEFES), que busca superar essa lacuna por meio da organização de um acervo documental representativo, cronologicamente equilibrado e estabelecido segundo critérios filológicos e sociolinguísticos rigorosos. Fundamentado no arcabouço teórico-metodológico da Filologia, da Linguística Histórica, da Linguística de Corpus, da Sociolinguística Histórica, da História da Cultura Escrita e das Humanidades Digitais, o CDPS integra procedimentos de identificação, reprodução, classificação, edição conservadora e codificação dos textos. Os resultados alcançados revelam um conjunto diversificado de tipologias textuais que documentam diferentes práticas escriturais e níveis de letramento entre os séculos XVIII e XX, permitindo não apenas a descrição documental, mas também a identificação de continuidades e mudanças linguísticas, bem como de aspectos da história externa do português no contexto sergipano. O CDPS visa contribuir simultaneamente para o avanço dos estudos histórico-diacrônicos e para a preservação da memória documental de Sergipe e do Brasil, oferecendo bases sólidas para futuras investigações sobre a formação e a trajetória sociolinguística do português brasileiro em sua dimensão regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Ferreira Costa, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe, campus de São Cristóvão. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos Filológicos em Sergipe (GEFES-CNPq). Coordenadora do GT Crítica Textual da ANPOLL (2025-2027). Coordenadora do Centro Internacional de Estudos de Letramentos e Interculturalidade (CIELI).  

Referências

BARBOSA, Afrânio Gonçalves. Fontes escritas e história da língua portuguesa no Brasil: as cartas de comércio no século XVIII. In: LIMA, Ivana Stolze; CARMO, Laura do (Orgs.). História social da língua nacional. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2008. p. 181-211.

LABOV, William. Principles of Linguistic Change: Internal Factors. Vol. 1. Cambridge, Massachussetts/ Oxford: Blackwell Publishers, 1994.

LOBO, Tânia Conceição Freire. Arquivos, acervos e reconstrução história do Português Brasileiro. In: OLIVEIRA, Klebson; SOUZA, Hirão F. Cunha e; SOLEDADE, Juliana (Orgs.). Do português arcaico ao português brasileiro: outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 305-327.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Reflexões e questionamentos sobre a constituição de corpora para o projeto Para a História do Português Brasileiro. In: DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia; CALLOU, Dinah (Orgs.). Para a História do Português Brasileiro: Notícias de corpora e outros estudos. V. 4. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ/FAPERJ, 2002. p. 17-28.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Ensaios para uma sócio-história do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Caminhos da Linguística Histórica: ouvir o inaudível. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MEGALE, Heitor; CAMBRAIA, César Nardelli (1999). Filologia Portuguesa no Brasil. DELTA, vol. 15, número especial:1:22, São Paulo, 1999.

PAIXÃO DE SOUSA, Maria Clara. Desafios do processamento de textos antigos: primeiros experimentos na Brasiliana Digital. I Workshop de Linguística Computacional da USP, 2009. (Conferência). Disponível em: http://humanidadesdigitais.org/edictor. Acesso em 12 out. 2025.

PAIXÃO DE SOUSA, Maria Clara; KEPLER, Fábio Natanael; FARIA, Pablo Picasso Feliciano de. E-DICTOR Manual, 2014. Disponível em: http://humanidadesdigitais.org/edictor. Acesso em 12 out. 2025.

SANTIAGO, Huda da Silva; LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira; BRITO, Rosana Carvalho; CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais. CE-DOHS: um banco de dados sociolinguísticos para a história do português brasileiro. LaborHistórico, Rio de Janeiro, 7 (Especial), p. 311-329, 2021. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/lh/article/view/41640/25110. Acesso em 20 out. 2025.

SIMÕES, José da Silva; KEWITZ, Verena. O corpus histórico do português paulista: características e potencialidades. Revista da ABRALIN, v.16, n.3, p. 225-243, jan./fev./mar./abr. 2017. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/446/439. Acesso em 10 out. 2025.

Downloads

Publicado

30-05-2026

Edição

Seção

Artigos Dossiê “Metodologia de Organização de Corpora Diacrônicos para Pesquisas em Sociolinguística Histórica”