Análise paleográfica e comentários ortográficos sobre a Carta do Ill.mo e Ex.mo Sñr Conde de Azambuja, ao de Val de Reys
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v7i3.42331Keywords:
Paleografia. História. Linguística. Mato Grosso. Monções cuiabanas.Abstract
Este artigo tem por objetivo tornar conhecido e comentar um manuscrito encontrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, cópia que tem como título Carta do Ill.mo e Ex.mo Sñr Conde de Azambuja, ao de Val de Reys, datada do ano de 1751. O texto narra a viagem que a comitiva de Rolim de Moura, o Conde de Azambuja, fez do interior de São Paulo até a Vila do Cuiabá usando os rios do interior do Brasil para assumir o governo da recém-criada Capitania do Mato Grosso. Documento muito importante para a historiografia brasileira, foi editado diversas vezes ao longo dos séculos. O manuscrito analisado aqui se trata da terceira cópia encontrada no âmbito de uma pesquisa de mestrado que tem esse texto como peça central. Além de analisá-lo do ponto de vista paleográfico, também é feito comentário sobre aspectos ortográficos encontrados no manuscrito, o que demonstra o potencial que o documento apresenta não apenas para a historiografia brasileira, mas também para os estudos sobre a história da língua portuguesa.
References
AMARAL, B. (Org.). Recopilação de notícias da Capitania de S. Paulo. Bahia: Imprensa Official do Estado, 1935.
AMORIM, M. L. Monções: canoas de histórias nos rios do ouro cuiabano. Monções, Revista de História da UFMS/CPCX, v. 1, n. 1, 2014.
ARAÚJO, M. J. Visão sobre a metátese: da aquisição à linguagem adulta. eLingUp (Centro de Linguística da Universidade do Porto),v. 3, n. 1, p. 78-99, 2011.
BARBOSA, J. S. Grammatica Philosophica da Lingua Portugueza ou principios da grammatica geral applicados á nossa linguagem. Lisboa: Typographia da Academia das Sciencias, 1822.
BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO. Catálogo da Exposição de História do Brasil. Brasília: Ed. UnB, 1981.
BLUTEAU, R. Vocabulario portuguez, e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico...: autorizado com exemplos dos melhores escritores portuguezes, e latinos; e offerecido a El Rey de Portugal D. Joaõ V. Coimbra, Collegio das Artes da Companhia de Jesu: Lisboa, Officina de Pascoal da Sylva, 1712-1728.
CANOVA, L. Antônio Rolim de Moura e as representações da paisagem no interior da colônia portuguesa na América (1751-1764). 2011. Tese (Doutorado em História) -Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
CARTA do Ill.mo e Ex.mo Sñr Conde de Azambuja, ao de Val de Reys em que lhe relata os sucessos de sua viagem para o Seo Governo do Matto grosso em 1750. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, s.d.
CLETO, M. P. et al. Roteiros e Notícias de São Paulo Colonial. Coleção Paulística. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 1977.
COELHO, S.; FONTES, S. Ideias ortográficas de Madureira Feijó e de Soares Barbosa. Diacrítica, v. 28, n. 1, p. 457-477, 2014.
FACHIN, P. R. M. Práticas de escrita setecentista em manuscritos da administração colonial em circulação pública no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
FEIJÓ, J. M. M. Orthographia, ou arte de escrever, e pronunciar com acerto a lingua portugueza para uso do excellentissimo duque de Lafoens. 3 ed. Lisboa: Regia Officina Typografica, 1781.
FIGUEIREDO, M. A. Nova escola para aprender a ler, escrever, e contar. Lisboa Occidental: Officina de Bernardo da Costa de Carvalho, 1722.
GONÇALVES, M. F. Madureira Feijó, ortografista do século XVIII: Para uma história da ortografia portuguesa. Lisboa: Ministério da Educação, 1992.
HORA, D.; TELLES, S.; MONARETTO, V. N. O. Português brasileiro: uma língua de metátese? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 178-196, set. 2007.
MENDONÇA, M. C. Rios Guaporé e Paraguai: primeiras fronteiras definitivas do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca Reprográfica Xerox, 1985.
OLIVEIRA, G. G. M. Estudo do papel e das filigranas e sua ocorrência em manuscritos dos séculos XVIII e XIX na capitania e província de Mato Grosso. 2014. 299 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.
PAIVA, A. M. M. et al. (Org.). D. Antônio Rolim de Moura: primeiro Conde de Azambuja. (Correspondências). Cuiabá: EdUFMT, 1982.
PINTO, L. M. S. Diccionario da lingua brasileira. Ouro Preto: Typographia de Silva, 1832.
RELAÇÃO da viagem que fez o Conde de Azambuja da cidade de São Paulo para a Vila do Cuiabá no ano de 1751. Biblioteca Nacional de Portugal, Secção XIII - Manuscriptos/[José António Moniz]. Disponível em: http://purl.pt/16750/4/cod-546_PDF/cod-546_PDF_24-C-R0150/cod-546_0000_capa-capa_t24-C-R0150.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
SILVA, A. M. Diccionario da lingua portugueza composto pelo padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva natural do Rio de Janeiro. 1. ed. Lisboa: Simão Tadeu Ferreira, 1789.
TAUNAY, A. E. Relatos sertanistas. São Paulo: Edusp; Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. [1953]
TEYSSIER, P. História da Língua Portuguesa. Trad. Celso Cunha. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
VARNHAGEN, F. A. Relação da viagem que fez o conde de Azambuja, d. Antonio Rolim, da cidade de São Paulo para a vila de Cuiabá em 1751. RIHGB, T.7, p. 469-497, 1845.
VILHENA, L. S. Recompilação de notícias da Capitania de São Paulo [Manuscrito]. Lisboa, 1802. Disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1095069/mss1095069.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following:
a. The authors hold copyright of the published papers; authors are the sole responsible party for published papers content; the published paper is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License which allows the sharing of the publication as long as there is acknowledgement of authorship and publishing by Revista LaborHistórico.
b. Authors should seek previous permission from the journal in order to publish their articles as book chapters. Such publications should acknowledge first publishing by LaborHistórico.
c. Authors may publish and distribute their papers (for example, at institutional repositories, author's sites) at any time during or after the editorial process by Revista LaborHistórico.