“A Noite do Castelo e Os Ciúmes do Bardo” de António Feliciano de Castilho: alguns apontamentos sobre o léxico e seu confronto com “Os Lusíadas” de Camões
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v8i2.53617Keywords:
Castilho. Poema. Romantismo. Léxico. Grafia. Substantivação verbal.Abstract
A Noite do Castelo e Os Ciúmes do Bardo é uma coletânea de poemas de António Feliciano de Castilho (1800-1875) publicada em 1836. A obra é constituída por diferentes textos em prosa e em verso. O principal, “A Noite do Castelo”, ocupa mais de metade do livro. É um poema com quatro cantos em decassílabos brancos, antecedido por um longo prefácio e seguido por uns “Reparos”. A obra contém mais dois poemas, também em decassílabos brancos, com textos introdutórios: “Os Ciúmes do Bardo” e a “Confissão de Amélia”, este último uma tradução de um poema francês de Delphine Gay (1804-1855). O tema comum aos três poemas é o homicídio de mulheres à mão dos seus amantes ciumentos.
Neste estudo, apresentaremos a distribuição estatística do léxico presente na obra pelas diferentes classes gramaticais, fazendo uma análise comparativa com Os Lusíadas (1572) de Camões a nível do uso dos verbos, dos substantivos e dos adjetivos. Desta análise concluiremos que o vocabulário da obra de Castilho é mais variado, apresentando, no entanto, influências da obra de Camões. Apresentaremos também algumas particularidades gráficas e fonéticas, e falaremos da substantivação verbal (Relvas, 2001), um recurso estilístico bastante utilizado pelo autor.
Para a obtenção e o tratamento dos dados, servimo-nos de algumas ferramentas informáticas, como o programa Lexicon, o MS Access e o MS Excel, seguindo as propostas relativas ao uso de métodos quantitativos nas Ciências Humanas e Sociais, e em particular na Linguística, de Desagulier (2017), Johnson (2008) e Lawler e Dry (2002).
References
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37.ª ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Braga: Edições Vercial, 2014.
CASTILHO, António Feliciano de. A Noite do Castelo e Os Ciúmes do Bardo. Lisboa: Typ. Lisbonense A. C. Dias, 1836.
CASTILHO, António Feliciano de. A Primavera. 2.ª ed. Lisboa: Tipografia de A. I. S. de Bulhões, 1837.
CASTELO-BRANCO, Leonardo da Senhora das Dores. O Ímpio Confundido. Lisboa: Typografia de A. I. S. de Bulhões, 1835.
CUNHA, Celso e Lindley Cintra. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa, 2001.
DESAGULIER, Guillaume. Corpus Linguistics and Statistics with R: Introduction to Quantitative Methods in Linguistics (Quantitative Methods in the Humanities and Social Sciences). Cham: Springer, 2017.
HERCULANO, Alexandre. A Harpa do Crente. Lisboa: Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis, 1838.
JOHNSON, Keith. Quantitative Methods in Linguistics. Malden: Wiley-Blackwell, 2008.
JÚNIOR, António Salgado (A.S.J.). Verbete “Castilho”. Em Jacinto do Prado Coelho, Dicionário de Literatura, 1.º volume, 4.ª ed. Porto: Livraria Figueirinhas, 1997.
LAWLER, John M. e Helen A. DRY (editores). Using Computers in Linguistics: A Practical Guide. London: Routledge, 2002.
MACHADO, Álvaro Manuel. Diconário de Literatura Portuguesa. Lisboa: Editorial Presença, 1996.
MACHADO, José Barbosa. “A distribuição vocabular em Os Lusíadas de Camões”. In: Projecto Vercial: http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/zips/lemas_os_lusiadas.pdf, 2021.
MATEUS, Maria Helena et alii (Org.). Gramática da Língua Portuguesa. 5.ª ed. Lisboa: Caminho, 2003.
RELVAS, José Maria. Gramática Portuguesa. 2.ª ed. revista, actualizada e aumentada. [Lisboa]: Europress, 2001.
SCOTT, Walter. Ivanhoé: A Cruzada Britânica. 2 vols. Lisboa: Typ. de José Baptista Morando. Tradução de A. J. Ramalho e Sousa, 1838.
VENÂNCIO, Fernando. Estilo e Preconceito: A Língua Literária em Portugal na Época de Castilho. Lisboa: Edições Cosmos, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following:
a. The authors hold copyright of the published papers; authors are the sole responsible party for published papers content; the published paper is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License which allows the sharing of the publication as long as there is acknowledgement of authorship and publishing by Revista LaborHistórico.
b. Authors should seek previous permission from the journal in order to publish their articles as book chapters. Such publications should acknowledge first publishing by LaborHistórico.
c. Authors may publish and distribute their papers (for example, at institutional repositories, author's sites) at any time during or after the editorial process by Revista LaborHistórico.