Cartas Jesuíticas: solicitação de promoção escrita por Joseph Maria Cabrer a Antonio Samper
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v7i2.40946Parole chiave:
Coleção Pedro de Angelis. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Expedições. Fronteiras. Buenos Aires.Abstract
O presente texto tem por base o meu anteprojeto de doutorado que tem o objetivo de se debruçar sobre a coleção de manuscritos pertencentes à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro intitulada Coleção Pedro de Angelis. Apresentamos aqui um dos documentos da coleção referenciada anteriormente que possui a seguinte temática: Carta de felicitação de Joseph Maria Cabrer a Antonio Samper pelo novo posto de Chefe do Estado Maior do Real Corpo de Engenheiros. O documento em questão, escrito em 1803, trata da felicitação e dá diversas notícias, como as expedições de demarcação de limites territoriais entre as coroas de Espanha e Portugal. O autor reconhece rios, paisagens e aberturas de caminhos relatando seu oficio como engenheiro e tenente-coronel. O documento contém ainda, em consideração às tarefas executadas em seu cargo, o pedido de reconhecimento de mérito e promoção para um cargo superior, de sargento maior da Praça de Buenos Aires.
Riferimenti bibliografici
ACIOLI, V. L. C. A Escrita no Brasil Colônia: um guia para leitura de documentos manuscritos. Recife: Editora Universitária UFPE/Fundação Joaquim Nabuco/Ed. Massangana, 1994.
AZEVEDO FILHO, Leodegário Amarante de. Iniciação em crítica textual. Rio de Janeiro: Presença; São Paulo: Edusp, 1987.
BLECUA, A. Manual de Crítica Textual. Madrid: Castalia, 1983.
CAMBRAIA, C. N. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SCHELL, D. C. Colecionando documentos, escrevendo história, imaginando uma nação: Pedro de Angelis e sua operação historiográfica na “Colección de obras y documentos relativos a la historia antigua y moderna de las provincias del Río de la Plata”. Anais do XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Niterói, 2014.
SCHELL, D. C. Entre coleções e arquivos: Pedro de Angelis e a produção de conjuntos documentais (Buenos Aires, 1835-1852). Tese (Doutorado em História) – Faculdade de História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2018.
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.