Paleografia e Transcrição do Processo de Manuel Rodriguez
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v7i3.42228Parole chiave:
História Moderna. História Ibérica. História da Inquisição. História do Esoterismo Ocidental. Edição de Textos.Abstract
Este artigo trata da análise e transcrição paleográfica de um documento retirado do arquivo digital da Torre do Tombo[1], tratando-se do processo inquisitorial de Manuel Rodriguez. Este processo contém um rol de livros e uma análise do inquisidor que demonstram a amplitude do conhecimento inquisitorial sobre as obras proibidas ou sob suspeição, além de uma ideia das obras em circulação em Lisboa durante o século XVI. Escolhemos editar tal texto por seu interesse às pesquisas sobre magia e esoterismo na Época Moderna, e principalmente por sua citação de obras de Hermes Trismegisto, textos astrológicos, tratados divinatórios de quiromancia e fisiognomia, dando a entrever suas inserções no contexto Ibérico.
[1]Disponível em: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2307624, acessado em 01/11/2018.
Riferimenti bibliografici
Tribunal do Santo Ofício. Inquisição de Lisboa, proc. 7544. Processo de Manuel Rodrigues. Sem Edição. 1583-1584, 64 fls. Disponível em: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2307624. Acesso em 19 Fev.2022.
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.