CHAMADA PÚBLICA: EDIÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO: CONEXÕES GASTRONÔMICAS

A Revista Mangút: Conexões Gastronômicas é um periódico científico dedicado a fomentar a produção acadêmica de qualidade no campo da Gastronomia, em diálogo com diferentes áreas do saber.

Em seu escopo temático propõe uma visão multidisciplinar para a Gastronomia, reconhecendo contribuições desde a perspectiva das relações culturais, religiosas, políticas, filosóficas, sociais, históricas e econômicas, identificando, analisando e criticando seus desdobramentos na sociedade. Tem como objetivo consolidar-se como um veículo de difusão científica e cultural por meio da publicação de trabalhos acadêmicos originais e de excelência, que contribuam para o desenvolvimento da pesquisa e do pensamento crítico na área de Gastronomia.

O periódico, nesta ocasião, torna público e convida pesquisadores, professores e pós-graduandos, para submissão de artigos, relatos de experiência e resenhas para a edição especial de lançamento dedicada ao tema ‘Conexões Gastronômicas’.

Para esta edição de lançamento, buscamos trabalhos que abordem a Gastronomia para além de uma visão clássica que a limita às culinárias, técnicas e práticas no preparo de refeições, e que apresentem uma compreensão ampliada, suas conexões com outras áreas de conhecimento, assim como seus desdobramentos na sociedade. Dentre os temas de interesse, listamos a seguir algumas possibilidades de interface com o campo de conhecimento da Gastronomia: 

Alimentação e Inovação Social;

Antropologia;

Comunicação;

Culturas e Territorialidades;

Educação e ensino;

Empreendedorismo e Gestão de negócios;

Estudos Culturais;

Food Design;

Gênero;

História;

Inclusão social e socioprodutiva;

Memória social;

Mercados e Tendências;

Patrimônio Imaterial e Cultural;

Processo criativo e Inovação;

Promoção da saúde;

Religiosidades;

Sociobiodiversidades regionais;

Sociologia;

Sustentabilidade;

Técnicas e Tecnologias aplicadas à alimentação;

Turismo e Hospitalidade;

A Revista prioriza trabalhos originais, inéditos nos idiomas português e espanhol, buscando a polifonia da Gastronomia das Américas, além de reconhecer e destacar esforços de estudos desenvolvidos sob uma perspectiva decolonial e interdisciplinar da Gastronomia.

Serão indicados para avaliação do Conselho Editorial e do Conselho Científico Artigos originais, Resenhas críticas de livros e/ou obras de outra natureza de grande relevância, Entrevistas, Ensaios teóricos, Narrativas, relatos e estudos de caso e Relatos de Experiências (viagens, eventos, trabalhos, experiências diversas) que contemplem o escopo temático do periódico.

NORMAS GERAIS DE SUBMISSÃO:

  • A Revista Mangút recebe manuscritos em português ou espanhol;

  • Sugerimos que os manuscritos tenham entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas, já considerando resumo, figuras, fotos, tabelas, gráficos e bibliografia; caso seja submetido fora dessa faixa, os revisores poderão solicitar a redução ou ampliação dos mesmos;

  • O manuscrito deve ser editado com programas de processamento de texto. Os arquivos digitais serão aceitos em três formatos: .DOC (Microsoft Word 2003 ou OpenOffice), .DOCX (Microsoft Word 2007) ou .RTF (Rich Text Format);

  • As referências bibliográficas devem seguir a norma NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e serem listadas em ordem alfabética;

  • Os manuscritos deverão ser submetidos pelo site da Revista Mangút, onde constam as regras detalhadas de submissão. 


CALENDÁRIO

Lançamento da revista e chamada pública desta edição: 1º de novembro de 2020

Submissão dos manuscritos: até o dia 28 de fevereiro de 2021

Avaliação dos manuscritos pelos pareceristas: até o dia 30 de abril de 2021

Divulgação dos manuscritos selecionados: 16 de maio de 2021

Previsão para publicação da edição especial de lançamento: junho de 2021


Para mais informações, entre em contato conosco pelo email: revistamangut@gastronomia.ufrj.br