Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Mangút: Conexões Gastronômicas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Mangút: Conexões Gastronômicas é um periódico científico dedicado fomentar a produção científica de qualidade no emergente campo da Gastronomia em diálogo com diferentes áreas do saber. Em seu escopo temático, propõe uma visão multidisciplinar para a Gastronomia, reconhecendo contribuições desde a perspectiva das relações culturais, religiosas, políticas, filosóficas, sociais, históricas e econômicas, identificando e analisando seus desdobramentos na sociedade.

A Revista Mangút está aberta a diferentes tipos de contribuições:

  • Os ARTIGOS se caracterizam por uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa inédita;
  • RESENHAS CRÍTICAS de livros e/ou obras de outra natureza de grande relevância devem conter a análise de um trabalho frente um quadro de referência teórica da área proposta pelo autor, o qual deve avaliar e criticar a obra expondo seu ponto de vista pessoal.
  • Entrevistas
  • Ensaios teóricos
  • Narrativas, relatos e estudos de caso
  • Relatos de Experiências (viagens, eventos, trabalhos, experiências diversas) que contemplem o escopo temático do período

Os artigos originais de pesquisa devem seguir o padrão convencional de Introdução, Referencial Teórico, Métodos, Resultados e Discussão. Outros formatos podem ser aceitos de acordo com o conteúdo apresentado. A Introdução deve ser curta, definindo o problema estudado, sintetizando sua importância e destacando as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo. As fontes de dados, a população estudada, amostragem, critérios de seleção, procedimentos analíticos, dentre outros, devem ser descritos de forma compreensiva e completa, mas sem prolixidade. A seção de Resultados deve se limitar a descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações/comparações. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito em tabelas e figuras. A Discussão deve incluir a apreciação dos autores sobre as limitações do estudo, a comparação dos achados com a literatura, a interpretação dos autores sobre os resultados obtidos e sobre suas principais implicações e a eventual indicação de caminhos para novas pesquisas.

No que se refere ao processo de submissão dos artigos originais, os autores devem seguir as seguintes normas e diretrizes:

  1. A Revista Mangút recebe manuscritos em português ou espanhol.
  2. Para assegurar o anonimato da autoria do manuscrito no processo de revisão pelos pares, o arquivo não deve conter nenhum elemento que permita a identificação da sua autoria. Todos os dados referentes à autoria do manuscrito e identificação dos autores (nome e sobrenome, afiliação institucional, cidade, estado e país) devem ser registrados no formulário eletrônico de submissão e removidos do arquivo e da opção Propriedades no Word;
  3. O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores(as), no que se refere sobretudo à concepção do projeto de pesquisa, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica.
  4. O manuscrito poderá ter no máximo 3 (três) autores. Serão aceitos manuscritos com mais autores desde que sejam descritas as contribuições de cada autor para o trabalho;
  5. Sugerimos que os manuscritos tenham entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas, já considerando resumo, figuras, fotos, tabelas, gráficos e bibliografia; caso seja submetido fora dessa faixa, os revisores poderão solicitar a redução ou ampliação dos mesmos.
  6. O manuscrito deve ser editado com programas de processamento de texto. Os arquivos digitais serão aceitos em três formatos: .DOC (Microsoft Word 2003 ou OpenOffice), .DOCX (Microsoft Word 2007) ou .RTF (Rich Text Format). O arquivo para submissão não poderá exceder 2 Mb.
  7. O manuscrito deve ser formatado com espaçamento 1,5; usar fonte Times New Roman tamanho 12; empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL) para destaques de palavras e trechos; ter figuras e tabelas inseridas no corpo do texto e não em seu final;
  8. Todos os manuscritos devem apresentar título, resumo e palavras-chave (entre 3 e 5) em português, inglês e espanhol. Os resumos em cada um dos três idiomas não devem ultrapassar o limite de 1.200 caracteres com espaços; estes devem apontar qual é o objetivo geral do trabalho e o resultado principal apresentado de forma sintética;
  9. Todas as obras citadas no texto devem entrar nas referências, que, por sua vez, não devem conter nenhuma obra que não tenha sido citada no texto;
  10. Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) devem estar ativos;
  11. As notas deverão ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários adicionais ao texto. 
  12. As citações devem seguir o padrão indicado pela NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para a Revista Mangút escolhemos o sistema de chamada “autor-data”. Neste sistema, a indicação da fonte é feita:
    • pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses;
    • Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. 
    • No caso de três ou mais autores usar “et al.” após o sobrenome do primeiro autor.
    • No caso de mais de uma obra de um mesmo autor, colocar os anos de cada uma delas após o sobrenome do mesmo separadas por vírgula.
    • No caso de mais de uma obra, de mais de um autor, citar cada obra separadas por ponto e vírgula.
    • No caso de duas ou mais obras de um determinado autor datadas do mesmo ano usar letras após a data.

As referências devem seguir a norma NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e serem listadas em ordem alfabética, de acordo com os seguintes exemplos:

  • Livros

MELCHIOR, M. (Org.) Gastronomia, cultura e memória: por uma cultura brasileira do milho. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2017.

CRUZ, B. P. A.; MONTEIRO, R. A. da S. Gastronomia, cerveja artesanal e Slow Food: Ideias de negócios sustentáveis. Coleção Gastronomia, Gestão e Sustentabilidade, volume 1, 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2020. 156p.

  • Capítulos de livros

RODRIGUES, R. C.; SOARES, C. M. P. & KALIL FILHO, M. da V.. Análise semiótica do ‘MasterChef’: entretenimento ou difusão do saber gastronômico? In: CRUZ, B. de P. A. & KARLS, T. S. (Orgs.). Gastronomia: Pesquisa e Extensão. Coleção Gastronomia: Ensino, Pesquisa e Extensão - volume 1. Curitiba: CRV, 2020. p. 71-86.

  • Teses e dissertações

BURSZTYN, I. Políticas públicas de turismo visando a inclusão social. Dissertação de M.Sc., COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro: Brasil, 2005.

  • Artigo em periódico

HAAS, S. Viniculture, Social Justice, and the Environment. Gastronomica. UCPRESS, v.20, n.4, p.49-50, winter 2020.

  • Artigos em Jornais e Revistas não-especializados

Com autor
CLEMENTE, I.; NEVES, M.L. Na base da trapaça, Revista Época, pp. 56-58, 22 out. 2007.

Sem autor
CARTA CAPITAL. Fim da era Ford, 18 mai. 2005.

  • Fontes on-line 

BASSO, G. Lei do selo arte ajuda, mas não resolve a vida dos produtores artesanais de alimentos. Disponível em: <https://ojoioeotrigo.com.br/2020/09/lei-do-selo-arte-ajuda-mas-nao-resolve-a-vida-dos-produtores-artesanais-de-alimentos/>. Acesso em: 1 de novembro de 2020.

  • Leis, decretos, portarias etc. 

BRASIL, Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11346.htm.

  • Artigos ou teses não-publicados

A Revista aceita a citação de obras não-publicadas, a critério do autor, desde que mencionado o fato nas referências.


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O manuscrito deve se enquadrar no Foco e Escopo da Revista Mangút: Conexões Gastronômicas;
  2. O manuscrito deve ser original, inédito, e não estar sendo avaliado para publicação por outro periódico;
  3. O(s) autor(es) deve(m) estar ciente(s) do aviso de Copyright e Licença de Uso que todo o conteúdo publicado por este periódico está condicionado;
  4. O manuscrito deve ser editado com programas de processamento de texto. Os arquivos digitais serão aceitos em três formatos: .DOC (Microsoft Word 2003 ou OpenOffice), .DOCX (Microsoft Word 2007) ou .RTF (Rich Text Format); O arquivo para submissão não poderá exceder 2 Mb.
  5. O manuscrito poderá ter no máximo 3 (três) autores. Serão aceitos manuscritos com mais autores desde que sejam descritas as contribuições de cada autor para o trabalho;
  6. O manuscrito deve apresentar título, resumo e palavras-chave (entre 3 e 5) em português, inglês e espanhol;
  7. O manuscrito que apresentar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do texto ou como identificação oculta NÃO será submetido ao processo de avaliação. Para retirar a identificação oculta acesse: Menu Arquivo, Propriedades, aba Resumo e exclua título, autores e demais informações que possam identificar os mesmos;
  8. O processo de submissão de manuscritos requer o preenchimento de TODOS os campos do formulário de cadastramento de TODOS os autores do texto enviado;
  9. As composições devem seguir as normas e diretrizes do periódico.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.