Soumissions

Ouvrir une session ou (S'inscrire) pour faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.
  • O manuscrito deve se enquadrar no Foco e Escopo da Revista Mangút: Conexões Gastronômicas;
  • O manuscrito deve ser original, inédito, e não estar sendo avaliado para publicação por outro periódico;
  • O(s) autor(es) deve(m) estar ciente(s) do aviso de Copyright e Licença de Uso que todo o conteúdo publicado por este periódico está condicionado;
  • O manuscrito deve ser editado com programas de processamento de texto. Os arquivos digitais serão aceitos em três formatos: .DOC (Microsoft Word 2003 ou OpenOffice), .DOCX (Microsoft Word 2007) ou .RTF (Rich Text Format); O arquivo para submissão não poderá exceder 2 Mb.
  • O manuscrito poderá ter no máximo 3 (três) autores. Serão aceitos manuscritos com mais autores desde que sejam descritas as contribuições de cada autor para o trabalho;
  • O manuscrito deve apresentar título, resumo e palavras-chave (entre 3 e 5) em português, inglês e espanhol;
  • O manuscrito que apresentar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do texto ou como identificação oculta NÃO será submetido ao processo de avaliação. Para retirar a identificação oculta acesse: Menu Arquivo, Propriedades, aba Resumo e exclua título, autores e demais informações que possam identificar os mesmos;
  • O processo de submissão de manuscritos requer o preenchimento de TODOS os campos do formulário de cadastramento de TODOS os autores do texto enviado;
  • As composições devem seguir as normas e diretrizes do periódico.

Directives aux auteurs

A Revista Mangút: Conexões Gastronômicas é um periódico científico dedicado fomentar a produção científica de qualidade no emergente campo da Gastronomia em diálogo com diferentes áreas do saber. Em seu escopo temático, propõe uma visão multidisciplinar para a Gastronomia, reconhecendo contribuições desde a perspectiva das relações culturais, religiosas, políticas, filosóficas, sociais, históricas e econômicas, identificando e analisando seus desdobramentos na sociedade.

A Revista Mangút está aberta a diferentes tipos de contribuições:

  • Os ARTIGOS se caracterizam por uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa inédita;
  • RESENHAS CRÍTICAS de livros e/ou obras de outra natureza de grande relevância devem conter a análise de um trabalho frente um quadro de referência teórica da área proposta pelo autor, o qual deve avaliar e criticar a obra expondo seu ponto de vista pessoal.
  • Entrevistas
  • Ensaios teóricos
  • Narrativas, relatos e estudos de caso
  • Relatos de Experiências (viagens, eventos, trabalhos, experiências diversas) que contemplem o escopo temático do período

Os artigos originais de pesquisa devem seguir o padrão convencional de Introdução, Referencial Teórico, Métodos, Resultados e Discussão. Outros formatos podem ser aceitos de acordo com o conteúdo apresentado. A Introdução deve ser curta, definindo o problema estudado, sintetizando sua importância e destacando as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo. As fontes de dados, a população estudada, amostragem, critérios de seleção, procedimentos analíticos, dentre outros, devem ser descritos de forma compreensiva e completa, mas sem prolixidade. A seção de Resultados deve se limitar a descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações/comparações. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito em tabelas e figuras. A Discussão deve incluir a apreciação dos autores sobre as limitações do estudo, a comparação dos achados com a literatura, a interpretação dos autores sobre os resultados obtidos e sobre suas principais implicações e a eventual indicação de caminhos para novas pesquisas.

No que se refere ao processo de submissão dos artigos originais, os autores devem seguir as seguintes normas e diretrizes:

  1. A Revista Mangút recebe manuscritos em português ou espanhol.
  2. Para assegurar o anonimato da autoria do manuscrito no processo de revisão pelos pares, o arquivo não deve conter nenhum elemento que permita a identificação da sua autoria. Todos os dados referentes à autoria do manuscrito e identificação dos autores (nome e sobrenome, afiliação institucional, cidade, estado e país) devem ser registrados no formulário eletrônico de submissão e removidos do arquivo e da opção Propriedades no Word;
  3. O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores(as), no que se refere sobretudo à concepção do projeto de pesquisa, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica.
  4. O manuscrito poderá ter no máximo 3 (três) autores. Serão aceitos manuscritos com mais autores desde que sejam descritas as contribuições de cada autor para o trabalho;
  5. Sugerimos que os manuscritos tenham entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas, já considerando resumo, figuras, fotos, tabelas, gráficos e bibliografia; caso seja submetido fora dessa faixa, os revisores poderão solicitar a redução ou ampliação dos mesmos.
  6. O manuscrito deve ser editado com programas de processamento de texto. Os arquivos digitais serão aceitos em três formatos: .DOC (Microsoft Word 2003 ou OpenOffice), .DOCX (Microsoft Word 2007) ou .RTF (Rich Text Format). O arquivo para submissão não poderá exceder 2 Mb.
  7. O manuscrito deve ser formatado com espaçamento 1,5; usar fonte Times New Roman tamanho 12; empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL) para destaques de palavras e trechos; ter figuras e tabelas inseridas no corpo do texto e não em seu final;
  8. Todos os manuscritos devem apresentar título, resumo e palavras-chave (entre 3 e 5) em português, inglês e espanhol. Os resumos em cada um dos três idiomas não devem ultrapassar o limite de 1.200 caracteres com espaços; estes devem apontar qual é o objetivo geral do trabalho e o resultado principal apresentado de forma sintética;
  9. Todas as obras citadas no texto devem entrar nas referências, que, por sua vez, não devem conter nenhuma obra que não tenha sido citada no texto;
  10. Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) devem estar ativos;
  11. As notas deverão ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários adicionais ao texto. 
  12. As citações devem seguir o padrão indicado pela NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para a Revista Mangút escolhemos o sistema de chamada “autor-data”. Neste sistema, a indicação da fonte é feita:
    • pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses;
    • Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. 
    • No caso de três ou mais autores usar “et al.” após o sobrenome do primeiro autor.
    • No caso de mais de uma obra de um mesmo autor, colocar os anos de cada uma delas após o sobrenome do mesmo separadas por vírgula.
    • No caso de mais de uma obra, de mais de um autor, citar cada obra separadas por ponto e vírgula.
    • No caso de duas ou mais obras de um determinado autor datadas do mesmo ano usar letras após a data.

As referências devem seguir a norma NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e serem listadas em ordem alfabética, de acordo com os seguintes exemplos:

  • Livros

MELCHIOR, M. (Org.) Gastronomia, cultura e memória: por uma cultura brasileira do milho. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2017.

CRUZ, B. P. A.; MONTEIRO, R. A. da S. Gastronomia, cerveja artesanal e Slow Food: Ideias de negócios sustentáveis. Coleção Gastronomia, Gestão e Sustentabilidade, volume 1, 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2020. 156p.

  • Capítulos de livros

RODRIGUES, R. C.; SOARES, C. M. P. & KALIL FILHO, M. da V.. Análise semiótica do ‘MasterChef’: entretenimento ou difusão do saber gastronômico? In: CRUZ, B. de P. A. & KARLS, T. S. (Orgs.). Gastronomia: Pesquisa e Extensão. Coleção Gastronomia: Ensino, Pesquisa e Extensão - volume 1. Curitiba: CRV, 2020. p. 71-86.

  • Teses e dissertações

BURSZTYN, I. Políticas públicas de turismo visando a inclusão social. Dissertação de M.Sc., COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro: Brasil, 2005.

  • Artigo em periódico

HAAS, S. Viniculture, Social Justice, and the Environment. Gastronomica. UCPRESS, v.20, n.4, p.49-50, winter 2020.

  • Artigos em Jornais e Revistas não-especializados

Com autor
CLEMENTE, I.; NEVES, M.L. Na base da trapaça, Revista Época, pp. 56-58, 22 out. 2007.

Sem autor
CARTA CAPITAL. Fim da era Ford, 18 mai. 2005.

  • Fontes on-line 

BASSO, G. Lei do selo arte ajuda, mas não resolve a vida dos produtores artesanais de alimentos. Disponível em: <https://ojoioeotrigo.com.br/2020/09/lei-do-selo-arte-ajuda-mas-nao-resolve-a-vida-dos-produtores-artesanais-de-alimentos/>. Acesso em: 1 de novembro de 2020.

  • Leis, decretos, portarias etc. 

BRASIL, Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11346.htm.

  • Artigos ou teses não-publicados

A Revista aceita a citação de obras não-publicadas, a critério do autor, desde que mencionado o fato nas referências.


Artigos originais

Seção de resultados de pesquisa inédita avaliadas por pares.

Relatos de experiências

Seção de descrições (viagens, eventos, trabalhos, experiências diversas) que contemplem o escopo temático do período.

Resenhas críticas

Seção de livros e/ou obras de outra natureza de grande relevância devem conter a análise de um trabalho frente um quadro de referência teórica da área proposta pelo autor, o qual deve avaliar e criticar a obra expondo seu ponto de vista pessoal.

Déclaration de confidentialité

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.