Evasão no curso de graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro: contributos weberianos para a compreensão do fenômeno
Resumo
O artigo trata sobre a concepção de Max Weber entrelaçada ao estudo sobre a evasão no curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O foco usado é semelhante ao utilizado por Max Weber, e busca captar sentidos externados pelos evadidos. Essa vertente de análise é frutífera para compreender os processos sociais de grupos sociais, em relação às possibilidades e qualidades de educação. Este trabalho enquadra-se no projeto de tese, cuja análise versa sobre a não obrigatoriedade da apresentação do diploma para o exercício da profissão de gastrônomo. Busca-se conhecer melhor paradoxos, causas e contradições que levaram os estudantes que ingressaram no Curso de Graduação em Gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 2014 e 2020, a não concluírem o curso. Entende-se que os contributos weberianos conduzam a compreensão do fenômeno evasão no contexto universitário, através da análise das causas e características, sob a tríade discente, docente e institucional, ajudando a perceber e minimizar problemas, de forma interligada e articuladas ao projeto pedagógico do curso.
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