Adaptação de metodologias para a ministração de aulas práticas remotas na área de Alimentos e Bebidas: um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Degustação técnica, Ensino remoto emergencial, Take away

Resumo

A necessidade de adaptação das atividades para o ensino remoto emergencial pela pandemia gerou também a demanda por um novo modelo para ministração de conteúdos práticos para disciplinas de Alimentos e Bebidas (A&B). Para tanto, criaram-se materiais para os discentes e entregues em sistema de take away, o que fomentou o relato desse trabalho sobre as ações desenvolvidas para ofertar atividades práticas remotas de A&B durante a atual pandemia. Uma pesquisa de opinião realizada com discentes atendidos pela atividade também foi efetuada; cujos resultados demostraram que 95,2% dos alunos consideraram válido retirar amostras para as atividades de degustação técnica. Também 95,2% afirmaram que ficaram muito satisfeitos com os alimentos elaborados para a degustação; sobre as bebidas 71,4% manifestaram alta satisfação. Acerca das embalagens usadas, 90,5% apontaram que estavam muito satisfeitos com esses insumos e as identificações dos produtos alimentícios. Conclui-se que embora o formato de degustação técnica remota seja distante do conceito original de aulas práticas, tendo o discente enquanto agente ativo da aprendizagem, esse tipo de adaptação é viável para momentos como o da pandemia.

Biografia do Autor

Elga Batista da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil

Professora adjunta da área de Alimentos e Bebidas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ. Especialista em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente é vice-coordenadora do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFRRJ e é líder do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Alimentos e Bebidas (GAB).

Downloads

Publicado

16-08-2022

Edição

Seção

Relatos de experiências