Formação realizada pelo bacharelado em gastronomia e seu papel para a caracterização da gastronomia social como extensão

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Formação superior, Extensão, Ações gastronômicas.

Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender como a formação realizada pelo bacharelado em gastronomia pode ser fator relevante para a caracterização da gastronomia social. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e analítico baseado num relato de caso, tendo como exemplo a formação superior em gastronomia promovido pelo Bacharelado de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará – UFC e a extensão em gastronomia social, através do Programa Gastronomia Social no Jardim da Gente (GS/UFC), o qual alberga várias ações. Para isso, foram estudados os seguintes documentos: Projetos Político Pedagógico (PPC) do Bacharelado em Gastronomia da UFC (anos 2012 e 2021); e os formulários de cadastro das ações de extensão e relatórios do GS/UFC (2019 e 2021, respectivamente). Assim, foi possível constatar que a percepção e vivência da gastronomia, sem definição consensual, mas democrática, interfere na formação dos futuros profissionais, molda caminhos a serem percorridos pela academia e influencia a sociedade, principalmente através das ações extensionistas, que exerce papel relevante para o desenvolvimento humano, tanto dos discentes que a vivenciam quanto da comunidade que se beneficia.

Biografia do Autor

Eveline de Alencar Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Docente do Bacharelado em Gastronomia e do Programa de Pós-graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará - UFC, Coordenadora do Programa de Extensão Gastronomia Social no jardim da Gente, Vice Coordenadora do CECANE-CE

Conselheira do CONSEA-CE

Pesquisadora da área de Biodiversidade de vegetais do Nordeste, Controle de Qualidade de Alimentos e Gastronomia Social.

Tereza Carlas da Nobrega Araujo Garcez, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará - UFC

Regina Maria Silva Bastos, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará - UFC

Alessandra Pinheiro de Goes Carneiro, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Docente do Bacharelado em Gastronomia e do Programa de Pós-graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Paulo Henrique Machado de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Docente do Bacharelado em Gastronomia e do Programa de Pós-graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Downloads

Publicado

17-01-2023

Edição

Seção

Dossiê temático: educação superior em Gastronomia