Gastronomia e educação profissional nas escolas públicas brasileiras: análise do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Educação, Escola pública, Ensino médio, Educação profissional,

Resumo

A oferta de formações relacionadas a Gastronomia nas escolas públicas do Brasil ocorre por meio da Educação Profissional e Tecnológica. Os cursos são divulgados por meio do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) tornando este documento basilar para a compreensão do direcionamento da formação profissional vinculada a área. O presente trabalho tem o objetivo de analisar os cursos técnicos relacionados à Gastronomia aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que constituiu como corpus empírico para levantamento das informações a análise da quarta edição do CNCT, tendo sido selecionados todos os cursos que mencionam a palavra-chave “gastronomia” em suas descrições, o perfil disponibilizado e a indicação de área de atuação. Como resultado, foram encontrados sete cursos: Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Confeitaria, Técnico em Panificação, Técnico em Viticultura e Enologia, Técnico em Gastronomia e Técnico em Serviço de Restaurante e Bar. A partir das análises foi possível compreender que a Gastronomia é relacionada aos cursos pela esfera da produção culinária, que o curso Técnico em Gastronomia apresenta ênfase em gestão de empreendimentos gastronômicos e o curso Técnico em Alimentação Escolar é o primeiro a incluir a possibilidade de atuação no campo da Educação Alimentar e Nutricional nas escolas.

Biografia do Autor

Annah Bárbara Pinheiro dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Bacharel em Gastronomia pela Universide Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestranda no Programa de Pós Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor Adjunto da Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã; Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Historiador, Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ).

Downloads

Publicado

17-01-2023

Edição

Seção

Artigos originais