Trajetória ensino, pesquisa e extensão do curso de Gastronomia da UFRJ
Palavras-chave:
Gastronomia, Educação, Ensino superior, Pesquisa, Extensão universitária,Resumo
O curso de gastronomia da UFRJ foi criado em 2010, a partir da demanda de expansão universitária. O objetivo desse trabalho é apresentar sua trajetória de ensino, pesquisa e extensão ao longo de 11 anos de existência, e se baseia em documental da legislação e do acervo interno da UFRJ. A graduação é na modalidade de bacharelado com carga horária total de 3.000 horas/aula, distribuídas entre teórica, prática e estágios curriculares, nos eixos de alimentos; hospitalidade e saúde; e gestão. Em relação à Extensão universitária, contempla 17 ações entre projetos, cursos e um programa nas temáticas de gestão e empreendedorismo, sustentabilidade, cultura e memória, história, divulgação de informações sobre gastronomia, saúde, e inclusão. Quanto à Pesquisa, o curso conta com três grupos criados no CNPq e mais de 110 trabalhos de conclusão de curso apresentados sobre diversas temáticas que permeiam os eixos do projeto pedagógico. Esse relato reflete uma trajetória de crescimento, de conquistas e desafios que reforçam o compromisso UFRJ em oferecer uma formação ampla e interdisciplinar, com esforço contínuo para a construção e consolidação da gastronomia como campo de ciência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).