O uso de PANC na culinária guarani: processo educativo de educação ambiental em uma escola indígena
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i1.64778Palavras-chave:
Gastronomia, Educação Ambiental, Alimentação saudável, Segurança AlimentarResumo
Para o empoderamento e resistência dos povos indígenas, a Educação Escolar Indígena junto a Educação Ambiental são elementos significativos que podem contribuir para um processo de reflexão entre o sujeito e a sua inserção na realidade sociocultural. O artigo apresenta um processo de Educação Ambiental desenvolvido em uma escola indígena, que busca o resgate da cultura de suas culinárias típicas, bem como a inserção do uso de PANC (plantas alimentícias não convencionais) com o objetivo de proporcionar uma alimentação saudável. Para tanto, foi ofertado aos alunos uma oficina de culinária com o tema abordado, e atividades práticas de culinária para valorizar seus alimentos tradicionais, utilizando também PANC presentes na aldeia onde vivem. Como resultado, observa-se a interação e participação dos alunos e comunidade, o resgate de histórias e conhecimentos do passado, e o despertar do interesse em aprender um pouco mais sobre suas origens e cultura, incentivando uma alimentação saudável, e a exploração dos recursos da natureza de forma consciente, e a inserção de uma possível fonte de renda local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Josiane Bielski Leonardo, Aneize Queiroz Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).