Produtos da sociobiodiversidade pampeana na gastronomia
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i1.65665Palavras-chave:
Gastronomia, Bioma Pampa, Cultura alimentar, Restaurantes, CulináriaResumo
O uso de alimentos da sociobiodiversidade é uma estratégia promissora para a construção de sistemas alimentares sustentáveis. Nesse contexto, a gastronomia é uma ferramenta de promoção de produtos da sociobiodiversidade, especialmente, através da criação de mercados, inovação de produtos e usos nas dietas. Contudo, como é a inserção desses alimentos na gastronomia atual? A partir dessa questão, esse trabalho apresenta perspectivas sobre a inserção de produtos da sociobiodiversidade pampeana na gastronomia gaúcha. Através de pesquisa qualitativa, analisou-se que a inserção desses alimentos é baixa nos circuitos gastronômicos gaúchos, sendo mais comum em restaurantes contemporâneos que priorizam circuitos curtos que em restaurantes típicos e turísticos. Logística, regularidade da oferta e aceitação dos consumidores são os principais desafios. Chefs que utilizam esses alimentos fazem pesquisas independentes e criam parcerias com fornecedores, mas, a formação em gastronomia é vista como importante para a inclusão desses alimentos nos menus, embora os cursos falhem na capacitação da temática. Infere-se que a gastronomia pode ser uma ferramenta para promover esses alimentos, mas é necessária maior convergência entre produção e consumo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana Machado Severo, Bruna Gewehr

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).