Campos de reeducação em Moçambique: a ficcionalização da história em ‘Campo de trânsito'

Autores

  • Rosilda Alves Bezerra UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Francisca Zuleide Duarte de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE - PPGLI
  • João Batista Teixeira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2018.v10n18a15704

Palavras-chave:

Campos de reeducação, Moçambique, João Paulo Borges Coelho.

Resumo

Campo de Trânsito (2007), do autor moçambicano João Paulo Borges Coelho, ficcionaliza os fatos e abusos vivenciados nos temidos “campos de reeducação”, institucionalizados no pós-independência pelo Estado moçambicano com intuito de retirar da mesma sociedade aqueles que não estivessem preparados para compor os quadros da nova nação e reeducá-los para que se tornassem cidadãos produtivos alinhados ao modelo de governo de orientação socialista marxista-leninista. O referido texto parte do ficcional para a história de Moçambique, e rastreia abusos cometidos contra os cidadãos, tais como a negação de direitos fundamentais do ser humano, além de cercear a liberdade de boa parcela de civis, ao gerar uma sociedade cindida pelo medo, na implantação de um regime totalitário. A partir daquilo que denominaram “Operação limpeza”, o ideal de liberdade para todos defendido nas lutas anticoloniais foi postergado, dando lugar a uma nação medrosa, assustada com o fantasma dos ditos campos de reeducação. A questão da memória é enfatizada na reconstrução dos quadros sociais transpostos para o ficcional, refletindo, no passado histórico, o tempo presente pós-colonial.

Biografia do Autor

Rosilda Alves Bezerra, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

GRADUAÇÃO EM LETRAS - UFRN

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA - PUC/SP

DOUTORADO EM LITERATURA BRASILEIRA - UFPB

PÓS-DOUTORADO EM ESTUDOS LITERÁRIOS - UNIVERSIDADE DE COIMBRA

ATUA NO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA UEPB

PROGRAMA PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE

Francisca Zuleide Duarte de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE - PPGLI

DOUTORA EM LETRAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA.

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

DEPARTAMENTO DE LETRAS

ATUA NA PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) NO PROGRAMA DE LITERATURA E INTERCULTURALIDADE, NA QUALIDADE DE DOCENTE E ORIENTADORA.

ATUALMENTE É PROFESSORA ASSOCIADA DA UEPB.

João Batista Teixeira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

MESTRE EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE - UEPB

DOUTORANDO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE

DEPARTAMENTO DE LETRAS

 

Referências

BORGES COELHO, Joao Paulo. Campo de Trânsito. Editorial Caminho.Lisboa,2007.

BEZERRA, Rosilda Alves; Souza, Francisca Zuleide Duarte. A (re) construção identitária em Entre as memórias silenciadas, de Ba Ka Khosa. In: Literatura e outras Artes: construção da Memória em Angola e Moçambique. (Org) Ineke Phaf-Rheinberger/Ana Sobral/Tânia Macedo/Selma Pantoja. Peter land Edition. Alemanha, 2017.

CAN, Nazir Ahmed. Para além da história: Campo de Trânsito, de João Paulo Borges Coelho. In: Revista Via Atltântica.n.16, Dez/2009.

CHAVES, Rita. Entrevista com João Paulo Borges Coelho. Revista Via Atlântica. N. 16. Dez/2009, pp. 151-166.

GARCIA CANCLINI, Néstor. A globalização Imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2007.

LEVI, Primo. É isto um Homem? Tradução de Luigi Del Re. Rio de Janeiro, Rocco,1988.

MATTE BRAUN. Ana Beatriz. O “outro” moçambicano: expressões da moçambicanidade em João Paulo Borges Coelho. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2016.

MENEZES, Maria Paula. Nação e Narrativas Pós-coloniais: interrogações em torno dos processos identitários em Moçambique. In: Nação e Narrativa Pós-colonial. Ensaios. Org. Ana Mafalda Leite, Hilary Owen, Rita Chaves, Lívia Apa. Lisboa: Edições Colibri,2012.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo.n.10 Dez. 1993. p. 27-28.

PAREDES, Marçal de Menezes. A construção da identidade nacional moçambicana no pós-independência: sua complexidade e alguns problemas de pesquisa. In: Revista Anos 90, Porto Alegre, v.21, nº40, p.131-161,2014.

SANTOS LIMA, Rainério dos. Memórias indesejadas: os campos de reeducação na ficção de Ungulani Ba Ka Khosa. Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo. Dossiê n.18 - ISSN:1679-849X.Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria.RS.2017.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, Memória e Literatura: O testemunho na era das catástrofes. Campinas, São Paulo. Editora da UNICAMP. 2003.

KI-ZERBO, Joseph. Para quando a África? Entrevista com René Holenstein.Tradução de Carlos Aboim de Brito. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

Downloads

Publicado

2018-06-30