A leitura literária de Terra Sonâmbula: por uma educação emancipatória

Autores

  • Sarah Vervloet Soares Instituto Federal Fluminense. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

leitura literária, educação emancipatória, diário de leitura

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência que parte de uma atividade de leitura literária realizada ao longo de dois meses com uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Química, do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ. A leitura de Terra Sonâmbula, de Mia Couto, foi dividida em etapas, tendo como ação concomitante a produção de um diário de percepções advindas da experiência do ler. Destacam-se alguns temas principais a serem abordados em sala de aula, como as questões que tangem o universo da África e dos afro-descendentes, a fim de que haja o empoderamento dos educandos negros e o reconhecimento dos demais a respeito do seu papel fundamental no passado e no presente da sociedade. Nesse sentido, compreende-se tal leitura literária também como parte de um ensino potencialmente emancipatório, pois valoriza a história e a cultura das populações historicamente prejudicadas, como apontam as leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A discussão proposta é embasada, principalmente, em Davis (2016), Le Goff & Larrivé (2018), Munanga (2015), Rezende (2013) e Rouxel (2013).

Biografia do Autor

Sarah Vervloet Soares, Instituto Federal Fluminense. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, Brasil.

Professora EBTT de Língua Portuguesa, do IFFluminense, Mestra em Letras e Doutora em Educação.

Referências

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Publicado

2023-12-31