A leitura literária de Terra Sonâmbula: por uma educação emancipatória
Mots-clés :
leitura literária, educação emancipatória, diário de leituraRésumé
Este trabalho apresenta um relato de experiência que parte de uma atividade de leitura literária realizada ao longo de dois meses com uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Química, do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ. A leitura de Terra Sonâmbula, de Mia Couto, foi dividida em etapas, tendo como ação concomitante a produção de um diário de percepções advindas da experiência do ler. Destacam-se alguns temas principais a serem abordados em sala de aula, como as questões que tangem o universo da África e dos afro-descendentes, a fim de que haja o empoderamento dos educandos negros e o reconhecimento dos demais a respeito do seu papel fundamental no passado e no presente da sociedade. Nesse sentido, compreende-se tal leitura literária também como parte de um ensino potencialmente emancipatório, pois valoriza a história e a cultura das populações historicamente prejudicadas, como apontam as leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A discussão proposta é embasada, principalmente, em Davis (2016), Le Goff & Larrivé (2018), Munanga (2015), Rezende (2013) e Rouxel (2013).
Références
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/bncc-2versao.revista.pdf>. Acesso em: 20 ago. de 2023.
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DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
LE GOFF, François; LARRIVÉ, Véronique. Le temps de l’écriture: écritures de la variation, écritures de la réception. Grenoble: UGA Éditions, 2018.
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