Literatura e educação para as relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2018.v10n19a20777Schlagworte:
Lei 10.639/03, literaturas africanas de língua portuguesa, literatura afro-brasileira, educação para as relações étnico-raciais.Abstract
O texto discute o potencial humanizador da literatura a partir da questão dos valores envolvidos no ato de ler. Apresenta, ainda, possibilidades de abordagem comparativa das literaturas africanas e afro-brasileira, tendo em vista a educação para as relações étnico-raciais.
Literaturhinweise
ANTÓNIO, Mário. 100 poemas. Luanda: Editora ABC, 1963.
BARBOSA, Márcio. “O que não dizia o poeminha do Manuel”. In: Cadernos Negros n.15. São Paulo: Quilombhoje, 1992.
BOSI, Alfredo. “Narrativa e resistência”. In: Literatura e resistência. São Paulo, Companhia das Letras, 2002.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 2003.
COUTO, Mia. “País”. In: SAÚTE, N.; MENDONÇA, F. Antologia da nova poesia moçambicana. Maputo: AEMO, 1993.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2005.
LOPES, Manuel. Os flagelados do vento leste. Lisboa: Vega, 2001.
MEC/SEPIR. “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Brasília, outubro de 2005.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Record, 1999.
SILVEIRA, Oliveira. “Outra Nega Fulô”. In: Cadernos Negros n.11. São Paulo: Quilombhoje, 1988.
SILVA, Cidinha da (org.). Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil. Brasília: Fundação Palmares, 2014.
SOUZA, Florentina da Silva. Afro-descendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
VEIGA, Marcelo da. O canto do ossobó. Linda a Velha: Alac/África, Literatura, Arte e Cultura, 1988.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).