Resisting the epistemicide: in search of an Afro-Brazilian, Mozambican and Angolan children’s literature

Authors

  • Emanuella Geovana Magalhães de Souza Universidade Federal do Piauí
  • Francis Musa Boakari UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (DEFE) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED)

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2018.v10n19a20559

Keywords:

Afro-Brazilian Literature, Mozambican and Angolan Literature, Federal Laws No. 10, 639/ 2003 and No. 11, 645/2008, epistemicide, other epistemologies.

Abstract

This study aims to analyze what some Afro-descendants and Africans are producing to break with the silencing of the so-called Afro-Brazilian children’s literature and the Mozambican and Angolan children’s literature as a way of encouraging the implementation of Federal Laws 10.639/2003 and 11.645/2008. And from this understanding the teachings and learning that these answers can offer. We talk mainly with Sueli Carneiro (2005) and Boaventura Sousa Santos (2010) when discussing the epistemicide, structure that causes these silencings. Thinking about this scenario of inequalities, we list from diverse sources, such as articles, books, catalogs and websites, some daring responses being made by Afro-descendant and African writers, as well as some Brazilian publishers specializing in racial issues, such as form of causing cracks in the meshes of epistemicide. Among the researched publishers, we highlight Editora Kapulana, which publishes Angolan and Mozambican children’s literature. We developed a survey of its online catalog, which consisted in mapping the number of works, period of publication and authorship. We hope with this study to make visible the resistance responses made by Afro-descendant women and men in the literary and editorial scenario, and thus provoke changes in the implementation of Federal Laws No. 10,639/ 2003 and No. 11,645/2008.

Author Biographies

Emanuella Geovana Magalhães de Souza, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (PPGED - UFPI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2016. Integrante do Núcleo de Estudos Geafro - Roda Griô: gênero, educação e afrodescendência. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: afrodescendência, identidade, literatura infantil e mulheres afrodescendentes.

Francis Musa Boakari, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (DEFE) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED)

Possui graduação em Ciências Sociais Sociologia - University of Iowa (1979), graduação em Estudos Religiosos - University of Ibadan (1975), mestrado em Psicologia da Educação - University of Iowa (1981) e doutorado em Sociologia da Educação - University of Iowa, Estados Unidos, (1983). Em 1995/96, na Auburn University, Auburn, Alabama, também nos EU, completou o Pós-Doutoramento na Área da Educação para a Diversidade. De 1987 até 2004 (2002), foi Prof. Adj. do Depto. de Ciências Sociais (DCS), Área de Sociologia, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), também da UFPI. Entre janeiro de 2002 até dezembro de 2008, foi do quadro permanente (selecionado internacionalmente) do Interdisciplinary Ph.D. Program, International Education & Entrepreneurship (IE&E) Concentration, University of the Incarnate Word, San Antonio, Texas, Estados Unidos.Desde janeiro de 2009, voltou como Prof. Adjunto (re-)concursado, do Depto. de Fundamentos da Educação (DEFE), Área de Sociologia, do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Univ. Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente com os seguintes temas: Cultura-História africana, afrodescendência e a diaspora; questões das Ações Afirmativas; Globalização; e Assistência international. Estava engajado também, nas atividades de "apoderamento" de grupos de mulheres na Tanzania e Zambia - 2004-2009.Revisor de artigos para: Comparative Education Review, Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - (ABPN), Verbum Incarnatum: An Interdisciplinary Journal e Education Review: A Journal of Book Reviews (on-line) [Revista de Resenhas de Livros - on-line] e Revista Brasileira de Estudos Pedagóricos (RBEP). Através de seu grupo - Garama-Pendembu Reconstruction Service Program (GPRSP), tem concentrado os seus serviços comunitários e outros recursos à reconstrução de sua terra natal, Serra Leoa, depois da Guerra dos Diamantes, 1991-2001. Desde 2010, com orientandas(os) e colegas pesquisadoras(es), tem colaborado na organização do Grupo de Estudo, RODA GRIÔ - Gênero, Educação e Afrodescendência (GEAfro), e seguindo o significado do nome, tem organizado atividades abertas a todos da comunidade para "contar as suas histórias nas suas próprias palavras" ou "relatar as histórias de outros". A ideia é que "contando as histórias individuais, dos movimentos sociais, e de teóricos", todos podem compreender mais da vida e assim, atuar melhor como agentes sociais, particularmente em questões que tratam das discriminações e das pessoas excluídas. Continua estudando, pesquisando, orientando e elaborando trabalhos em português e inglês sobre estes mesmos temas.

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Published

2018-12-26