Resistiendo al epistemicidio: en busca de una literatura infantil afro-brasileña, mozambiqueña y angoleña

Autores/as

  • Emanuella Geovana Magalhães de Souza Universidade Federal do Piauí
  • Francis Musa Boakari UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (DEFE) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED)

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2018.v10n19a20559

Palabras clave:

Literatura afro-brasileña, Literatura mozambiqueña y angoleña, Leyes Federales 10.639/2003 y 11.645/2008, epistemicidio, otras epistemologías.

Resumen

Este estudio se propone analizar lo que algunas/algunos afrodescendientes están produciendo para romper con el silenciamiento de la llamada literatura infantil afro-brasileña como manera de incentivar y promover la efectividad de las Leyes Federales 10.639/2003 y 11.645/2008. A partir de esto, se pretende entender las enseñanzas y aprendizajes que esas respuestas pueden ofrecer. Dialogamos principalmente con Sueli Carneiro (2005) y Boaventura Sousa Santos (2010) cuando discurren sobre el epistemicidio, estructura que causa estos silenciamientos. Pensando en este escenario de desigualdades, listamos a partir de fuentes diversificadas, como artículos, libros, catálogos y sitios web, algunas respuestas audaces que están siendo pronunciadas por escritoras y escritores afrodescendientes y africanas/os, así como de algunas editoras brasileñas especializadas en las cuestiones raciales, como manera de provocar grietas en las mallas del epistemicidio. Entre las editoras investigadas, destacamos la editora Kapulana que publica literatura infantil angoleña y mozambiqueña. Realizamos un levantamiento de su catálogo en línea, que consistió en el mapeo de la cantidad de obras, período de publicación y autoría. Esperamos con este estudio hacer visible las respuestas de resistencia de mujeres y hombres afrodescendientes/africanas (os) en el escenario literario y editorial, y así provocar cambios en la efectividad de las Leyes Federales 10.639/2003 y 11.645/2008.

Biografía del autor/a

Emanuella Geovana Magalhães de Souza, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (PPGED - UFPI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2016. Integrante do Núcleo de Estudos Geafro - Roda Griô: gênero, educação e afrodescendência. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: afrodescendência, identidade, literatura infantil e mulheres afrodescendentes.

Francis Musa Boakari, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (DEFE) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED)

Possui graduação em Ciências Sociais Sociologia - University of Iowa (1979), graduação em Estudos Religiosos - University of Ibadan (1975), mestrado em Psicologia da Educação - University of Iowa (1981) e doutorado em Sociologia da Educação - University of Iowa, Estados Unidos, (1983). Em 1995/96, na Auburn University, Auburn, Alabama, também nos EU, completou o Pós-Doutoramento na Área da Educação para a Diversidade. De 1987 até 2004 (2002), foi Prof. Adj. do Depto. de Ciências Sociais (DCS), Área de Sociologia, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), também da UFPI. Entre janeiro de 2002 até dezembro de 2008, foi do quadro permanente (selecionado internacionalmente) do Interdisciplinary Ph.D. Program, International Education & Entrepreneurship (IE&E) Concentration, University of the Incarnate Word, San Antonio, Texas, Estados Unidos.Desde janeiro de 2009, voltou como Prof. Adjunto (re-)concursado, do Depto. de Fundamentos da Educação (DEFE), Área de Sociologia, do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Univ. Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente com os seguintes temas: Cultura-História africana, afrodescendência e a diaspora; questões das Ações Afirmativas; Globalização; e Assistência international. Estava engajado também, nas atividades de "apoderamento" de grupos de mulheres na Tanzania e Zambia - 2004-2009.Revisor de artigos para: Comparative Education Review, Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - (ABPN), Verbum Incarnatum: An Interdisciplinary Journal e Education Review: A Journal of Book Reviews (on-line) [Revista de Resenhas de Livros - on-line] e Revista Brasileira de Estudos Pedagóricos (RBEP). Através de seu grupo - Garama-Pendembu Reconstruction Service Program (GPRSP), tem concentrado os seus serviços comunitários e outros recursos à reconstrução de sua terra natal, Serra Leoa, depois da Guerra dos Diamantes, 1991-2001. Desde 2010, com orientandas(os) e colegas pesquisadoras(es), tem colaborado na organização do Grupo de Estudo, RODA GRIÔ - Gênero, Educação e Afrodescendência (GEAfro), e seguindo o significado do nome, tem organizado atividades abertas a todos da comunidade para "contar as suas histórias nas suas próprias palavras" ou "relatar as histórias de outros". A ideia é que "contando as histórias individuais, dos movimentos sociais, e de teóricos", todos podem compreender mais da vida e assim, atuar melhor como agentes sociais, particularmente em questões que tratam das discriminações e das pessoas excluídas. Continua estudando, pesquisando, orientando e elaborando trabalhos em português e inglês sobre estes mesmos temas.

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Publicado

2018-12-26