<i>O Feitiço da Rama de Abóbora</i>, de Tchikakata Balundu, e o seu Diálogo com a Tradição
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2022.v14n26a53821Abstract
Nesta pesquisa analisamos as vozes das adivinhas, do mito de origem e do provérbio que encerram o livro O feitiço da rama de abóbora, de autoria do escritor angolano Tchikakata Balundu. Nosso objetivo principal é entender quais as funções que esses discursos (adivinhas, mito e provérbio) realizam no romance. Para isso, utilizamos as noções teóricas e conceituais de “narração performática” e “narrador performático” utilizado por Terezinha Taborda Moreira em seu livro O vão da voz. Também é nossa intenção destacar neste trabalho e tornar evidente que existe uma intertextualidade, no sentido específico que Mata (2015) confere ao termo, no romance de Balundu, ou seja, que existem diversas vozes que se entrecruzam nos caminhos desta obra. Essas vozes escutam-se e interagem umas com as outras, a fim de evidenciar traços culturais de Angola e, principalmente, defender a união entre os seres humanos.References
BÂ, A. Hampaté. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (org.). História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. 2. ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010.
BALUNDU, Tchikakata. O feitiço da rama de abóbora. Porto: Campo das Letras, 1996.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas vol. I. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Vol. I. Petrópolis: Vozes, 2010.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
GRIMAL, Pierre. A Mitologia Grega. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução Lúcia Helena França Ferraz. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & escritas na literatura africana. Lisboa: Edições Colibri, 2008.
LIMA, Tânia; NASCIMENTO, Izabel; ALVEAL, Carmen (org.). GRIOTS: culturas africanas: literatura, cultura, violência, preconceito, racismo, mídias. Natal: EDUFRN, 2012. Disponível em: https://cchla.ufrn.br/publicacoes/griots_completo2012_v2.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
MATA, Inocência. Ficção e História na Literatura Angolana: o caso de Pepetela. Lisboa: Edições Colibri, 1993.
MATA, Inocência. Géneros narrativos nas literaturas africanas em português – entre a tradição africana e o “cânone ocidental”. In: Scripta, Belo Horizonte, v. 19, n. 37, 2015, p. 79-94. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n37p81. Acesso em: 23 jun. 2021.
MOREIRA, Terezinha Taborda. O vão da voz: a metamorfose do narrador na ficção moçambicana. Belo Horizonte: Editora PUC Minas: Edições Horta Grande Ltda., 2005.
PADILHA, Laura Cavalcante. Novos pactos, outras ficções: Ensaios sobre literaturas afro-luso-brasileiras. Lisboa: Novo Imbondeiro, 2002.
PADILHA, Laura Cavalcante. Entre voz e letra: O lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX. Niterói: EdUFF; Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2011.
VIEIRA, Luandino. Duas meias palavras. In: BALUNDU, Tchikakata. O feitiço da rama de abóbora. Porto: Campo das Letras, 1996.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).