<i>O Feitiço da Rama de Abóbora</i>, de Tchikakata Balundu, e o seu Diálogo com a Tradição
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2022.v14n26a53821Abstrakt
Nesta pesquisa analisamos as vozes das adivinhas, do mito de origem e do provérbio que encerram o livro O feitiço da rama de abóbora, de autoria do escritor angolano Tchikakata Balundu. Nosso objetivo principal é entender quais as funções que esses discursos (adivinhas, mito e provérbio) realizam no romance. Para isso, utilizamos as noções teóricas e conceituais de “narração performática” e “narrador performático” utilizado por Terezinha Taborda Moreira em seu livro O vão da voz. Também é nossa intenção destacar neste trabalho e tornar evidente que existe uma intertextualidade, no sentido específico que Mata (2015) confere ao termo, no romance de Balundu, ou seja, que existem diversas vozes que se entrecruzam nos caminhos desta obra. Essas vozes escutam-se e interagem umas com as outras, a fim de evidenciar traços culturais de Angola e, principalmente, defender a união entre os seres humanos.Bibliografia
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