Enraizando a Lei 10639/03: literaturas africanas na educação básica

Auteurs

  • Sílvia Barros Colégio Pedro II

DOI :

https://doi.org/10.35520/mulemba.2018.v10n19a21351

Mots-clés :

literaturas africanas, educação básica, educação antirracista, 10 639/03.

Résumé

Este artigo tem como objetivo discutir os avanços feitos e as lacunas persistentes na implementação da lei 10 639/03 no ensino básico. Apresentamos, também, perspectivas de aplicação da lei na educação básica em aulas de português do ensino fundamental em escolas públicas. Parte-se da perspectiva de que a presença de textos de autoria africana e afrodiaspórica atua tanto na difusão da história, cultura e literatura, como permite o conhecimento das raízes culturais de muitos dos indivíduos que estão nas fileiras escolares e não reconhecem a África como matriz de arte e ciência, contribuindo, também, para uma educação antirracista.

Biographie de l'auteur

Sílvia Barros, Colégio Pedro II

Professora do departamento de português e literaturas de língua portuguesa do Colégio Pedro II. Integrange do NeabCP2 e vice coordenadora da especialização em Educação para as relações étnico raciais no ensino básico.

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Publiée

2018-12-26