“Foi como se tivesse ficado órfã duas vezes”: Orfandade em O Tibete de África

Autori

  • Patrícia Isabel Martinho Ferreira Brown University Department of Portuguese and Brazilian Studies

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2017.v9n17a11637

Parole chiave:

órfão, descolonização, retorno, trauma, Margarida Paredes

Abstract

Ao funcionar como contracorrente à retórica imperial em torno da família e da casa patriarcais, o tropo literário do órfão oferece uma visão crítica da experiência colonial e pós-colonial portuguesa, enfatizando as ansiedades e os traumas que se viveram particularmente no contexto do fim do Império, da descolonização e do retorno a Portugal dos colonos e seus descendentes. A vivência entre dois mundos (o português e o africano) caracterizadora da trajetória da protagonista de O Tibete de África -- romance publicado por Margarida Paredes em 2006 -- materializa-se num estado de dupla orfandade decorrente, por um lado, da morte do pai e da consequente desagregação da família e, por outro, da perda do lugar onde nasceu -- Angola. É sobre este percurso de orfandade de repercussões simbólicas evidentes que este ensaio de crítica literária se debruça. 

Biografia autore

Patrícia Isabel Martinho Ferreira, Brown University Department of Portuguese and Brazilian Studies

Patrícia I. Martinho Ferreira é licenciada em Estudos Portugueses (2005), mestre em Teoria e Análise da Narrativa (2009) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal) e mestre em Ensino do Português como Língua Estrangeira (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Presentemente, frequenta o doutorado em Estudos Portugueses e Brasileiros na Universidade de Brown (EUA). Tem apresentado trabalhos nas áreas das literaturas portuguesa, brasileira e africanas de língua portuguesa.

Riferimenti bibliografici

BERTHIN, Christine. Gothic Hauntings: Melancholy Crypts and Textual Ghosts. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2010.

FALCONI, Jessica. O sal da terra. Buala. 2 ago. 2011. Disponível em < http://www.buala.org >. Acesso: 15 set. 2016.

KHAN, Sheila. Memória Colonial - O Tibete de África de Margarida Paredes. Jornal de Letras, Artes e Ideias, Ano XXVII / n. 959, p. 23, 2007.

MARGARIDO, Alfredo. Estudos sobre literaturas das nações africanas de língua portuguesa. Lisboa: A regra do jogo, 1980.

PAREDES, Margarida. O Tibete de África. Vila do Conde, Verso da História: 2015.

_____. Folheando com... Margarida Paredes. Portal da Literatura, 22 jun 2016. Disponível em < http://www.portaldaliteratura.com>. Acesso: 15 set. 2016.

PETERS, Laura. Orphan Texts: Victorian Orphans, Culture and Empire. Manchester: Manchester UP, 2000.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-12-21