O ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: relato de experiência do/no PIBID

Autor

Słowa kluczowe:

Ensino, Prática, PIBID

Abstrakt

O presente relato de experiência pretende refletir sobre a prática docente do grupo de pibidianos do curso de letras da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no municipío de Tomé Açu, no subprojeto Karingana wa karingana: leitura e contação de histórias africanas e afro-brasileiras. Com isso, discutimos as ações desenvolvidas pelos alunos enquanto práticas engajadas (LANTERMAM e AGOSTINHO 2017) do grupo que resultaram em vivências que coadunam teoria e práxis (FREIRE, 1996) e que resultaram em regências individuais voltadas para temática do subprojeto.  

Biogram autora

Cíntia Acosta Kutter - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRAPPGL / UFPB

Doutora em Letras Vernáculas subárea - Literaturas Portuguesa e Africanas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ. Desenvolvi estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal do Pará (UFPA), com bolsa Capes (2019/2020).Mestre em Estudos Literários subárea - Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal Fluminense- UFF (2013) e licenciada em Letras Português/Francês, pela Fundação Universidade do Rio Grande - FURG (2006). Atualmente sou Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Tomé-Açu, onde atuo na graduação do Curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Meu interesse versa principalmente nos seguintes temas: gênero, Bildungsroman feminino, memória, trauma e sobre a literatura produzida por escritoras africanas e afro-brasileiras. Atualmente integro os Grupos de Pesquisa Escritas do Corpo Feminino (UFRJ/UNILAB), Sobre o Corpo Feminino  Literaturas Africanas e afro-brasileira (UNILAB), MOZA - Moçambique e Africanidades (UFPB) e GELICS (UFRA).

Bibliografia

BRAZ, Júlio Emílio. Sikulume e Outros Contos Africanos. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2008.

CUTI. Negros em contos. Belo Horizonte: Mazza edições, 2021.

CUTI. Contos escolhidos. Rio de Janeiro: Male, 2016.

DIAS, Ana Crelia, OLIVEIRA, Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza e MENEZES, Danielle de Almeida. PIBID - Letras - Português - Literaturas. http://www.pibid.pr1.ufrj.br/index.php/edital-2013-mar2014-a-fev2018/9-areas-de-conhecimento/11-letras-portugues

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.

São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LATERMAN Ilana e AGOSTINHO Kátia.(Organizadoras). Perspectivas do estágio curricular na formação docente : educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. - Florianópolis NUP, 2017.

Opublikowane

2023-12-31