O ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: relato de experiência do/no PIBID
Palavras-chave:
Ensino, Prática, PIBIDResumo
O presente relato de experiência pretende refletir sobre a prática docente do grupo de pibidianos do curso de letras da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no municipío de Tomé Açu, no subprojeto Karingana wa karingana: leitura e contação de histórias africanas e afro-brasileiras. Com isso, discutimos as ações desenvolvidas pelos alunos enquanto práticas engajadas (LANTERMAM e AGOSTINHO 2017) do grupo que resultaram em vivências que coadunam teoria e práxis (FREIRE, 1996) e que resultaram em regências individuais voltadas para temática do subprojeto.
Referências
BRAZ, Júlio Emílio. Sikulume e Outros Contos Africanos. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2008.
CUTI. Negros em contos. Belo Horizonte: Mazza edições, 2021.
CUTI. Contos escolhidos. Rio de Janeiro: Male, 2016.
DIAS, Ana Crelia, OLIVEIRA, Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza e MENEZES, Danielle de Almeida. PIBID - Letras - Português - Literaturas. http://www.pibid.pr1.ufrj.br/index.php/edital-2013-mar2014-a-fev2018/9-areas-de-conhecimento/11-letras-portugues
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LATERMAN Ilana e AGOSTINHO Kátia.(Organizadoras). Perspectivas do estágio curricular na formação docente : educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. - Florianópolis NUP, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mulemba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).