Samba no pé carioca pistas para uma historiografia etnográfica
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, Isabela. A História Cruzada e os limites do comparativismo histórico. Fronteiras & Debates, v. 5, n. 2, p. 5-15, jul./dez. 2018.
BARROS, José D'Assunção. História Comparada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
______. Histórias Cruzadas – considerações sobre uma nova modalidade baseada nos procedimentos relacionais. Anos 90, [S. l.], v. 21, n. 40, p. 277–310, 2013.
BENTO, Cida. O pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2007
BLOCH, Marc. Os Reis Taumaturgos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
______. Pour une histoire comparée des sociétés européennes. In: Melanges Historiques. v. 1. p. 16-40. Paris: EHESS, 1983.
CORSEUIL, Jacques. Apresentando Gilberto Motta. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 23 mar. 1958. 5º caderno, p. 6.
DETIENNE, Marcel. Comparar o incomparável. São Paulo: Ed. Ideias e Letras, 2004.
ESPAGNE, Michel. Les transferts culturels. Connections. A Journal for Historians and Area Specialists. 2005. Disponível em: www.connections.clio-online.net/debate/id/diskussionen-576. Acessado em 16 jan. 2022.
GARFINKEL, Yosef. The Evolution of Human Dance: Courtship, Rites of Passage, Trance, Calendrical Ceremonies and the Professional Dancer. Cambridge Archaeological Journal, v. 28, n. 2, p. 283-298, may 2018. DOI: 10.1017/S0959774317000865
GUARATO, Rafael. Del abandono como práctica historiográfica para una historiografía del abandono. Investigaciones en danza y movimiento, Buenos Aires, v. 01, n. 01, ano 01, p. 02-21, dezembro de 2019.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
KAELBLE, Hartmut. Die Debatte über Vergleich und Transfer und was Jetzt? In: Connections. A Journal for Historians and Area Specialists. 2005. Disponível em: https://www.connections.clio-online.net/article/id/artikel-574 [tradução de Álvaro Alfredo Bragança Júnior]. Acessado em 16 jan. 2022.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
ROYO, Alessandra Lopezy. Archaeology for dance: An approach to dance education. Research in Dance Education, v. 3, n. 2, p. 143-153, 2002. DOI: 10.1080/1464789022000034703.
SÀLÁMÌ, Sikiru King; RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Exu e a ordem do universo. São Paulo: Oduduwa, 2011.
SAID, Edward. Orientalismo. O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SETH, Sanjay. Razão ou Raciocínio? Clio ou Shiva? História da Historiografia, Ouro Preto, n. 11, p. 173-189, abril de 2013.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Flecha no Tempo. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
THEML, Neyde e BUSTAMENTE, Regina Maria da Cunha. História Comparada: Olhares Plurais. In: Revista de História Comparada, v. 1, n. 1, jun./2007.
VERGER, Pierre. Os orixás, os deuses iorubás na África e no novo mundo. Trad. Maria Aparecida de Nóbrega. São Paulo: Corrupio, 1993.
VIEIRA, Thaynã Fabiano do Rosário. Teoria/Metodologia Sapuca. Monografia (Licenciatura em Dança). Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 72. 2021.
WERNER, Michael e ZIMMERMANN, Bénédicte. Pensar a história cruzada: entre a empiria e a reflexividade. In: Textos de História, v. 11, n. 1/ 2, p. 89-127. 2003.
DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v1i1.52372
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Dança - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA)
ISSN 2764-782X