Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-12-01. Leia a versão mais recente.

Corpos, culturas e danças:

dançando na escola por uma escola que dance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59073

Palavras-chave:

Experiência Estética e Educação, Dança na escola, Culturas e Escola.

Resumo

A presente investigação tem como norte tratar das possibilidades de inserção da arte de dançar na educação formal a partir da fruição artística. Neste sentido, o objeto do estudo se constrói a partir das relações entre algumas acepções de Dança contemporânea, ensino de Dança na Escola, Culturas — da escola, na escola e escolar —, arte e experiência estética. Identificou-se o apreciar artístico como significativa válvula em que a comunidade escolar tem a possibilidade de entrar em contato com a beleza que existe naquilo que é plural, naquilo que não está obrigatoriamente cedendo aos modelos encarados como ideais.

Biografia do Autor

Princesa Ricardo Marinelli, Universidade Estadual do Paraná

Princesa Ricardo Marinelli é bizarra, orgulhosamente bizarra. Artista da Dança, terrorista de Gênero e entusiasta de um mundo para além da humanidade. Doutoranda em Performances Culturais na UFG. Integrou, como professora colaboradora, o corpo docente dos cursos de Dança da FAP-UNESPAR e da UFG e do curso de Educação Física da UFPR. Criativa e est-éticamente está interessadx em desenvolver uma poética pessoal que articule corpo, intimidades e exercícios dissidentes de gênero e sexo. Na verdade o que quer mesmo é tocar fogo no antigo e no novo normal.

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2023-12-01

Versões

Como Citar

RICARDO MARINELLI, Princesa. Corpos, culturas e danças: : dançando na escola por uma escola que dance. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 146–182, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.59073. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/59073. Acesso em: 17 jul. 2024.