Corpos, culturas e danças:

dançando na escola por uma escola que dance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59073

Palavras-chave:

Experiência Estética e Educação, Dança na escola, Culturas e Escola.

Resumo

A presente investigação tem como norte tratar das possibilidades de inserção da arte de dançar na educação formal a partir da fruição artística. Neste sentido, o objeto do estudo se constrói a partir das relações entre algumas acepções de Dança contemporânea, ensino de Dança na Escola, Culturas — da escola, na escola e escolar —, arte e experiência estética. Identificou-se o apreciar artístico como significativa válvula em que a comunidade escolar tem a possibilidade de entrar em contato com a beleza que existe naquilo que é plural, naquilo que não está obrigatoriamente cedendo aos modelos encarados como ideais.

Biografia do Autor

Princesa Ricardo Marinelli, Universidade Estadual do Paraná. Curitiba, Brasil.

Princesa Ricardo Marinelli é bizarra, orgulhosamente bizarra. Artista da Dança, terrorista de Gênero e entusiasta de um mundo para além da humanidade. Doutoranda em Performances Culturais na UFG. Integrou, como professora colaboradora, o corpo docente dos cursos de Dança da FAP-UNESPAR e da UFG e do curso de Educação Física da UFPR. Criativa e est-éticamente está interessadx em desenvolver uma poética pessoal que articule corpo, intimidades e exercícios dissidentes de gênero e sexo. Na verdade o que quer mesmo é tocar fogo no antigo e no novo normal.

Referências

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 19 ed. São Paulo: Cortez, 1987.

AQUINO, Dulce. Dança - artefato do corpo natural e cultural. In: GOMES, Simone (org) Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

BARRETO, Débora. Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola. Dissertação de Mestrado, FEF-Unicamp, Campinas, SP: 1998.

DUARTE JÙNIOR, João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. São Paulo: Papirus, 1995.

_____. Por que arte-educação? Campinas: Papirus, 1991.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.

GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p 13-41.

GOMES, Simone. A dança e a mobilidade contemporâneas. In: GOMES, Simone (org) Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

KATZ, Helena. A dança, o pensamento do corpo. In: NOVAES, Adauto (org.) O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003a.

_____. Past Foward — arquiteturas e armadilhas de Anne Teresa de Keersmaeker. In: GOMES, Simone (org) Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003b.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

MAFRA, Lela Alvarenga. A Sociologia dos Estabelecimentos Escolares: passado e presente de um campo de pesquisa em re-construção. In: Intinerários de Pesquisa - pesquisa qualitativa em Sociologia da Educação ed.Rio de Janeiro : DP&A Editora, 2002, p.109-136.

MANSUR, Fauzi. Sobre o movimento, educar o movimento e dançar. In: GOMES, Simone (org) Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

MARQUES, Isabel. Dançando na Escola. São Paulo: Editora Cortez, 2003.

_____. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2001.

MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de. O corpo em escolarização: elementos para análise da construção do corpo social. Curitiba: UFPR, 2003 (Dissertação de mestrado em Educação).

PENIN, Sonia. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas, SP: Papirus, 1994.

ROCKWELL, Elsie. De huellas, bardas y veredas: una historia cotidiana em la escuela. In: ROCKWELL, Elsie. (coord.) La escuela cotidiana. México: Fondo de Cultura Econômica, 1995.

SANT'ANNA, Denise Bernuzzi de. Apresentação. In: _____ (org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995, p. 11-18.

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2024-05-09

Versões

Como Citar

RICARDO MARINELLI, Princesa. Corpos, culturas e danças: : dançando na escola por uma escola que dance. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 146–182, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.59073. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/59073. Acesso em: 22 jun. 2024.