brazil Ñ presencial + face a face – uma experiência de criação em dança na era da popularização das tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62357

Palavras-chave:

dança e tecnologia

Resumo

Este texto relata o processo da criação, exposição e funcionamento do projeto coreográfico Ñ Presencial + Face a Face, que explora recursos tecnológicos de fácil acesso e amplamente difundidos, como smartphones, internet, câmeras e plataformas como YouTube e Stream Yard. A hipótese central do texto é que o uso dessas tecnologias de comunicação, já familiarizadas e relativamente simples de manusear, interfere em aspectos fundamentais da criação em Dança. Para fundamentar essa hipótese, o texto dialoga com conceitos como Dança com Mediação Tecnológica (SANTANA, 2006), e apresenta modelos coreográficos, como Coreografia Distribuída Lisa Naugle (2002), Dança Telemática (SANTANA, 2016) e Sistema Coreográfico (SCHULZE, 2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanilto Alves de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.

Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia, é mestre pelo PPGArtes na Universidade Federal de Uberlândia (2011) e graduado em ciências sociais também pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente atua como Professor no Bacharelado em dança da UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: danças urbanas/hip hop e suas conexões com a dança contemporânea, técnicas corporais, formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes/mídias e a exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano com foco na criação e na formação.

 

Referências

BENJAMIM, Walter. A obra de arte na época da sua reprodução mecanizada. Tradução João Maria Mendes. Editora Escola Superior de Teatro e Cinema Amadora, Portugal, 2010.

BRITTO, Glaucia da Silva e SIMONIAN, Michele. TIC? TDIC? Tecnologia Assistiva? Educacional? Social? O que significa cada?. In Arquer https://www.arquer.com.br/techterra/tic-tdic-tecnologia-assistiva-educacional-social-o-que-significa-cada/ última visita em 19/12/2023.

GUIMARÃES, Daniela. Corpolumen: Poéticas de (RE) invenções no Corpo na Interação Dança e Cinema. 2017. 314f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28384?locale=pt_BR. Acesso em: 20 nov. 2023.

NAUGLE, L. M. Distributed Choreography: a video-conferencing environment. PAJ: A Journal of Performance and Art, v. 24, n. 2, p. 56-62, May 2002. Disponível em: https://smedia.hkust.edu.hk/james/projects/cindyRef/01.pdf Acesso em: 20 nov. 2023.

SANTANA, Ivani. A Dança na Cultura Digital. Salvador: EDUFBA, 2006.

SANTANA, Ivani. Primeiras Experiências Telemáticas do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpo Audiovisual. Revista Eletrônica MAPA D2 – Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performace) Digital, Ivani Santana (Org) Salvador: PPGAC, Nov. 2015.

JÜRGENS, S. Transmedia choreography: integrating multimodal video annotation in the creative process of a social robotics performance piece. Body, Space & Technology, v. 12, 2013. Disponível em: http://bstjournal.com/vol13/stephanjurgens/stephanjurgens.pdf . Acesso em: 14 nov. 2023.

SPANGHERO, Maíra. A dança dos encéfalos acesos. Coleção: Coleção Rumos Itaú Cultural Transmídia. Editora Itaú Cultural. São Paulo, 2003.

TEIXEIRA, Guilherme Fraga da Rocha. De Arbeau ao robo: um percurse historiográfico sobre procedimentos de composição coreográfica. 2017. 153f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Dança) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, 2017. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25677 Acesso em: 20 nov. 2023.

SCHULZE, G. B. Distributed choreography: a framework to support the design of computer-based artefacts for choreographers with special reference to Brazil. Thesis (Doctor of Philosophy) – Department of Dance Studies, School of Arts, University of Surrey, Surrey, 2005.

VERSUS, Ivani Santana (2005) disponível em https://www.youtube.com/watch?v=B_Zb6-pBom0&t=158s Acesso em: 20 nov. 2023.

Ñ Presencial + Face a Face. Vanilton Lakka. (2023) https://www.youtube.com/watch?v=HvDXQr0VTCM Acesso em: 20 nov. 2023.

Realidade virtual e aumentada: o que é, como funciona e qual a diferença? In Positivo do seu Jeito. https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tecnologia/realidade-virtual-e-realidade-aumentada/ ultimo acesso 19/12/2023

Publicado

2024-02-01

Como Citar

ALVES DE FREITAS, Vanilto. brazil Ñ presencial + face a face – uma experiência de criação em dança na era da popularização das tecnologias digitais. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 25–44, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62357. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62357. Acesso em: 10 dez. 2025.