brazil Ñ presencial + face a face – uma experiência de criação em dança na era da popularização das tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62357

Palavras-chave:

dança e tecnologia

Resumo

Este texto relata o processo da criação, exposição e funcionamento do projeto coreográfico Ñ Presencial + Face a Face, que explora recursos tecnológicos de fácil acesso e amplamente difundidos, como smartphones, internet, câmeras e plataformas como YouTube e Stream Yard. A hipótese central do texto é que o uso dessas tecnologias de comunicação, já familiarizadas e relativamente simples de manusear, interfere em aspectos fundamentais da criação em Dança. Para fundamentar essa hipótese, o texto dialoga com conceitos como Dança com Mediação Tecnológica (SANTANA, 2006), e apresenta modelos coreográficos, como Coreografia Distribuída Lisa Naugle (2002), Dança Telemática (SANTANA, 2016) e Sistema Coreográfico (SCHULZE, 2005).

Biografia do Autor

Vanilto Alves de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.

Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia, é mestre pelo PPGArtes na Universidade Federal de Uberlândia (2011) e graduado em ciências sociais também pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente atua como Professor no Bacharelado em dança da UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: danças urbanas/hip hop e suas conexões com a dança contemporânea, técnicas corporais, formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes/mídias e a exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano com foco na criação e na formação.

 

Referências

BENJAMIM, Walter. A obra de arte na época da sua reprodução mecanizada. Tradução João Maria Mendes. Editora Escola Superior de Teatro e Cinema Amadora, Portugal, 2010.

BRITTO, Glaucia da Silva e SIMONIAN, Michele. TIC? TDIC? Tecnologia Assistiva? Educacional? Social? O que significa cada?. In Arquer https://www.arquer.com.br/techterra/tic-tdic-tecnologia-assistiva-educacional-social-o-que-significa-cada/ última visita em 19/12/2023.

GUIMARÃES, Daniela. Corpolumen: Poéticas de (RE) invenções no Corpo na Interação Dança e Cinema. 2017. 314f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28384?locale=pt_BR. Acesso em: 20 nov. 2023.

NAUGLE, L. M. Distributed Choreography: a video-conferencing environment. PAJ: A Journal of Performance and Art, v. 24, n. 2, p. 56-62, May 2002. Disponível em: https://smedia.hkust.edu.hk/james/projects/cindyRef/01.pdf Acesso em: 20 nov. 2023.

SANTANA, Ivani. A Dança na Cultura Digital. Salvador: EDUFBA, 2006.

SANTANA, Ivani. Primeiras Experiências Telemáticas do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpo Audiovisual. Revista Eletrônica MAPA D2 – Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performace) Digital, Ivani Santana (Org) Salvador: PPGAC, Nov. 2015.

JÜRGENS, S. Transmedia choreography: integrating multimodal video annotation in the creative process of a social robotics performance piece. Body, Space & Technology, v. 12, 2013. Disponível em: http://bstjournal.com/vol13/stephanjurgens/stephanjurgens.pdf . Acesso em: 14 nov. 2023.

SPANGHERO, Maíra. A dança dos encéfalos acesos. Coleção: Coleção Rumos Itaú Cultural Transmídia. Editora Itaú Cultural. São Paulo, 2003.

TEIXEIRA, Guilherme Fraga da Rocha. De Arbeau ao robo: um percurse historiográfico sobre procedimentos de composição coreográfica. 2017. 153f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Dança) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, 2017. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25677 Acesso em: 20 nov. 2023.

SCHULZE, G. B. Distributed choreography: a framework to support the design of computer-based artefacts for choreographers with special reference to Brazil. Thesis (Doctor of Philosophy) – Department of Dance Studies, School of Arts, University of Surrey, Surrey, 2005.

VERSUS, Ivani Santana (2005) disponível em https://www.youtube.com/watch?v=B_Zb6-pBom0&t=158s Acesso em: 20 nov. 2023.

Ñ Presencial + Face a Face. Vanilton Lakka. (2023) https://www.youtube.com/watch?v=HvDXQr0VTCM Acesso em: 20 nov. 2023.

Realidade virtual e aumentada: o que é, como funciona e qual a diferença? In Positivo do seu Jeito. https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tecnologia/realidade-virtual-e-realidade-aumentada/ ultimo acesso 19/12/2023

Publicado

2024-02-01

Como Citar

ALVES DE FREITAS, Vanilto. brazil Ñ presencial + face a face – uma experiência de criação em dança na era da popularização das tecnologias digitais. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 25–44, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62357. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62357. Acesso em: 8 out. 2024.