Ñ presencial + presencial - una experiencia de creación de danza en la era de las tecnologías digitales popularizadas
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62357Palabras clave:
dança e tecnologiaResumen
Este texto da cuenta de la creación, exhibición y funcionamiento del proyecto coreográfico Ñ Presencial + Face a Face, que explora recursos tecnológicos de fácil acceso y difusión como los smartphones, internet, cámaras y plataformas como YouTube y Stream Yard. La hipótesis central del texto es que el uso de estas tecnologías de comunicación, ya familiares y relativamente sencillas de manejar, interfiere en aspectos fundamentales de la creación de danza. Para apoyar esta hipótesis, el texto dialoga con conceptos como Danza con Mediación Tecnológica (SANTANA, 2006), y presenta modelos coreográficos como la Coreografía Distribuida de Lisa Naugle (2002), Danza Telemática (SANTANA, 2016) y Sistema Coreográfico (SCHULZE, 2005).
Citas
BENJAMIM, Walter. A obra de arte na época da sua reprodução mecanizada. Tradução João Maria Mendes. Editora Escola Superior de Teatro e Cinema Amadora, Portugal, 2010.
BRITTO, Glaucia da Silva e SIMONIAN, Michele. TIC? TDIC? Tecnologia Assistiva? Educacional? Social? O que significa cada?. In Arquer https://www.arquer.com.br/techterra/tic-tdic-tecnologia-assistiva-educacional-social-o-que-significa-cada/ última visita em 19/12/2023.
GUIMARÃES, Daniela. Corpolumen: Poéticas de (RE) invenções no Corpo na Interação Dança e Cinema. 2017. 314f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28384?locale=pt_BR. Acesso em: 20 nov. 2023.
NAUGLE, L. M. Distributed Choreography: a video-conferencing environment. PAJ: A Journal of Performance and Art, v. 24, n. 2, p. 56-62, May 2002. Disponível em: https://smedia.hkust.edu.hk/james/projects/cindyRef/01.pdf Acesso em: 20 nov. 2023.
SANTANA, Ivani. A Dança na Cultura Digital. Salvador: EDUFBA, 2006.
SANTANA, Ivani. Primeiras Experiências Telemáticas do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpo Audiovisual. Revista Eletrônica MAPA D2 – Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performace) Digital, Ivani Santana (Org) Salvador: PPGAC, Nov. 2015.
JÜRGENS, S. Transmedia choreography: integrating multimodal video annotation in the creative process of a social robotics performance piece. Body, Space & Technology, v. 12, 2013. Disponível em: http://bstjournal.com/vol13/stephanjurgens/stephanjurgens.pdf . Acesso em: 14 nov. 2023.
SPANGHERO, Maíra. A dança dos encéfalos acesos. Coleção: Coleção Rumos Itaú Cultural Transmídia. Editora Itaú Cultural. São Paulo, 2003.
TEIXEIRA, Guilherme Fraga da Rocha. De Arbeau ao robo: um percurse historiográfico sobre procedimentos de composição coreográfica. 2017. 153f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Dança) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, 2017. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25677 Acesso em: 20 nov. 2023.
SCHULZE, G. B. Distributed choreography: a framework to support the design of computer-based artefacts for choreographers with special reference to Brazil. Thesis (Doctor of Philosophy) – Department of Dance Studies, School of Arts, University of Surrey, Surrey, 2005.
VERSUS, Ivani Santana (2005) disponível em https://www.youtube.com/watch?v=B_Zb6-pBom0&t=158s Acesso em: 20 nov. 2023.
Ñ Presencial + Face a Face. Vanilton Lakka. (2023) https://www.youtube.com/watch?v=HvDXQr0VTCM Acesso em: 20 nov. 2023.
Realidade virtual e aumentada: o que é, como funciona e qual a diferença? In Positivo do seu Jeito. https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tecnologia/realidade-virtual-e-realidade-aumentada/ ultimo acesso 19/12/2023
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As pessoas autoras que publicarem na Revista Brasileira de Estudos em Dança são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e retém os direitos autorais. Concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, a pessoa autora deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na Revista Brasileira de Estudos em Dança. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado às pessoas autoras o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo autoral.