Ñ in person + face a face - une expérience de création chorégraphique à l'ère des technologies numériques vulgarisées

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62357

Mots-clés :

dança e tecnologia

Résumé

Ce texte rend compte de la création, de l'exposition et de l'exploitation du projet chorégraphique Ñ Presencial + Face a Face, qui explore des ressources technologiques facilement accessibles et répandues telles que les smartphones, l'internet, les caméras et des plateformes comme YouTube et Stream Yard. L'hypothèse centrale du texte est que l'utilisation de ces technologies de communication, déjà familières et relativement simples à manipuler, interfère avec des aspects fondamentaux de la création en danse. Pour soutenir cette hypothèse, le texte dialogue avec des concepts tels que Dance with Technological Mediation (SANTANA, 2006), et présente des modèles chorégraphiques tels que Distributed Choreography (2002) de Lisa Naugle, Telematic Dance (SANTANA, 2016) et Choreographic System (SCHULZE, 2005).

Biographie de l'auteur

Vanilto Alves de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.

Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia, é mestre pelo PPGArtes na Universidade Federal de Uberlândia (2011) e graduado em ciências sociais também pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente atua como Professor no Bacharelado em dança da UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: danças urbanas/hip hop e suas conexões com a dança contemporânea, técnicas corporais, formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes/mídias e a exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano com foco na criação e na formação.

 

Références

BENJAMIM, Walter. A obra de arte na época da sua reprodução mecanizada. Tradução João Maria Mendes. Editora Escola Superior de Teatro e Cinema Amadora, Portugal, 2010.

BRITTO, Glaucia da Silva e SIMONIAN, Michele. TIC? TDIC? Tecnologia Assistiva? Educacional? Social? O que significa cada?. In Arquer https://www.arquer.com.br/techterra/tic-tdic-tecnologia-assistiva-educacional-social-o-que-significa-cada/ última visita em 19/12/2023.

GUIMARÃES, Daniela. Corpolumen: Poéticas de (RE) invenções no Corpo na Interação Dança e Cinema. 2017. 314f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28384?locale=pt_BR. Acesso em: 20 nov. 2023.

NAUGLE, L. M. Distributed Choreography: a video-conferencing environment. PAJ: A Journal of Performance and Art, v. 24, n. 2, p. 56-62, May 2002. Disponível em: https://smedia.hkust.edu.hk/james/projects/cindyRef/01.pdf Acesso em: 20 nov. 2023.

SANTANA, Ivani. A Dança na Cultura Digital. Salvador: EDUFBA, 2006.

SANTANA, Ivani. Primeiras Experiências Telemáticas do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpo Audiovisual. Revista Eletrônica MAPA D2 – Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performace) Digital, Ivani Santana (Org) Salvador: PPGAC, Nov. 2015.

JÜRGENS, S. Transmedia choreography: integrating multimodal video annotation in the creative process of a social robotics performance piece. Body, Space & Technology, v. 12, 2013. Disponível em: http://bstjournal.com/vol13/stephanjurgens/stephanjurgens.pdf . Acesso em: 14 nov. 2023.

SPANGHERO, Maíra. A dança dos encéfalos acesos. Coleção: Coleção Rumos Itaú Cultural Transmídia. Editora Itaú Cultural. São Paulo, 2003.

TEIXEIRA, Guilherme Fraga da Rocha. De Arbeau ao robo: um percurse historiográfico sobre procedimentos de composição coreográfica. 2017. 153f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Dança) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, 2017. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25677 Acesso em: 20 nov. 2023.

SCHULZE, G. B. Distributed choreography: a framework to support the design of computer-based artefacts for choreographers with special reference to Brazil. Thesis (Doctor of Philosophy) – Department of Dance Studies, School of Arts, University of Surrey, Surrey, 2005.

VERSUS, Ivani Santana (2005) disponível em https://www.youtube.com/watch?v=B_Zb6-pBom0&t=158s Acesso em: 20 nov. 2023.

Ñ Presencial + Face a Face. Vanilton Lakka. (2023) https://www.youtube.com/watch?v=HvDXQr0VTCM Acesso em: 20 nov. 2023.

Realidade virtual e aumentada: o que é, como funciona e qual a diferença? In Positivo do seu Jeito. https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tecnologia/realidade-virtual-e-realidade-aumentada/ ultimo acesso 19/12/2023

Publiée

2024-02-01

Comment citer

ALVES DE FREITAS, Vanilto. Ñ in person + face a face - une expérience de création chorégraphique à l’ère des technologies numériques vulgarisées. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 25–44, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62357. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62357. Acesso em: 21 nov. 2024.