Movement as inscription in space: choreography or improvisation?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v3.n5.53587

Keywords:

vídeo dança, espaço, interdisciplinaridade

Abstract

The following text refers to the creation of “Um metro e meio”, a work made by CED - Cia Experimental de Dança, in 2022, with André Miranda, Leonardo Fabiano and Ludmila Castanheira, as well as the participation of videomaker Ana Rodes and percussionist Fernando Ponce. It's a dance video whose aim is to research body movement based on millimetrically established measures, as well as the body's mobility in restricted spaces. Among the references for this research are the “choreographic objects” of William Forsythe (1949-), the notion of network developed by Wlad Lima (1961-) and the work of musical groups such as Barbatuques and Stomp. This video dance only exists because of the integration between dance and other artistic languages.

Author Biography

Ludmila de Almeida Castanheira, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Ludmila Castanheira é bacharel em interpretação teatral pela Universidade Estadual de Londrina e tem se dedicado à criação a partir do corpo. É integrante da “CED - Companhia Experimental de Dança” desde 2018, com a qual atuou nos espetáculos "Trauma", "Fôlego" e "Morada", contemplados pelos prêmios municipais "Aniceto Matti" de Incentivo à Cultura, e "Convite à Dança".

Há nove anos é professora no curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro, na Universidade Estadual de Maringá e, junto à instituição, desde 2014 organiza os "Bastardas: performance e táticas pedagógicas", eventos nos quais estudantes realizam suas produções em performance, além de contarem com a presença de performers convidadas para a troca de ideias sobre processos de criação.

Como performer, apresentou-se nas unidades SESC (Palmas - TO, Santos - SP e Campinas - SP), junto ao grupo La Pocha Nostra, no II encuentro latinoamericano de Investigadores/as sobre cuerpos y corporalidades en las culturas (Bogotá - Colômbia), e tem acompanhado iniciativas independentes como a SEU (Semana Experimental Urbana - Porto Alegre - RS), Ruído.Gesto Ação&Performance (Rio Grande - RS), Corpus Urbis (Macapá -AP) e p.ARTE (Curitiba - PR).

Lançou, pela editora Appris, o livro "Performance Arte: modos de existência", resultado de sua tese de doutorado, defendida pela UNICAMP.

Entre fevereiro e junho de 2022, organizou e fez a curadoria de “Malditas – Mostra de Performance Feminista”, que reuniu artistas mulheres de cinco estados brasileiros, além de selecionar artistas locais.

Departamento de Música e Artes Cênicas.

References

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Published

2022-10-29

How to Cite

CASTANHEIRA, Ludmila de Almeida. Movement as inscription in space: choreography or improvisation?. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 407–423, 2022. DOI: 10.58786/rbed.2023.v3.n5.53587. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/53587. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência / Fluxo Contínuo