This is an outdated version published on 2023-09-02. Read the most recent version.
Proposições entre o Ensino da Dança e as Teorias dos Movimentos Sociais
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.53697Keywords:
Dança/Educação, Processos de ensino-aprendizagem em Dança, Ensino da Dança e Movimentos Sociais.Abstract
Este estudo dançante/educativo tem como objetivo aproximar as teorias dos Movimentos Sociais e processos de ensino-aprendizagem em Dança. O ensaio traz reflexões recentes que estamos desenvolvendo em diálogo com experiências autobiográficas, narrativas de si que articulam vivências como estudante e artista/educador. Desse modo, organizamos o escrito em duas sequências de movimentos que foram nomeadas como: (1) Perspectivas históricas das Metodologias para o Ensino da Dança e (2) Tensionamentos dos processos de ensino-aprendizagem em Dança com as Teorias dos Movimentos Sociais e Educação. Nesse processo, observamos a potencialização da dimensão política da Dança, o que reafirma a necessidade de evidenciar seu compromisso social e revisitar suas práticas criticamente.Downloads
Published
2023-09-02
Versions
- 2024-05-09 (3)
- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
How to Cite
DA SILVA, Alexsander Barbozza; AQUINO, Rita Ferreira. Proposições entre o Ensino da Dança e as Teorias dos Movimentos Sociais. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 281–305, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.53697. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/53697. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Ensaios
License
Authors who publish in the Revista Brasileira de Estudos em Dança are
responsible for the content of signed articles and retain copyright.
They grant the journal the right of first publication with the work simultaneously
licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 License
(Open Archives Initiative - OAI). This feature, used for open-access journals,
allows sharing work for non-commercial purposes and acknowledges
authorship. If the text is later published in another vehicle, the author
must inform that it was initially published as an article in the Revista Brasileira
de Estudos em Dança. Therefore, even if the journal owns the first publication,
authors are entitled to publish their work in institutional repositories or on
their personal pages, even if the editorial process has not been completed.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to maintain the language standard, respecting the authorial style.