Os processos educativos em dança e as práticas pedagógicas: desalinhos entre Dança e Educação
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.53947Keywords:
Dança, Educação, Pedagogização, Corpos dóceis.Abstract
Este artigo pretende apresentar os resultados de uma cartografia da dança no contexto escolar. Objetiva-se problematizar as práticas pedagógicas no ensino de dança em três escolas públicas da rede municipal de Betim/MG nos anos iniciais do Ensino Fundamental, adotando como referencial principal as reflexões dos filósofos Michel Foucault (1998) e Gilles Deleuze (2007). O método cartográfico é utilizado por meio do diário de bordo com as experimentações de uma artista-docente-cartógrafa no período compreendido entre 2017 e 2019, bem como realiza-se a análise de um arquivo de periódicos acadêmicos com qualificação CAPES A1 e A2, nas áreas das Artes, da Educação e da Educação Física. Nessa cartografia foi possível identificar que o modo como se ensina dança corrobora para uma mecanização e uma pedagogização do ensino de dança e a formação de corpos dóceis.
Downloads
Published
Versions
- 2024-05-09 (3)
- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in the Revista Brasileira de Estudos em Dança are
responsible for the content of signed articles and retain copyright.
They grant the journal the right of first publication with the work simultaneously
licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 License
(Open Archives Initiative - OAI). This feature, used for open-access journals,
allows sharing work for non-commercial purposes and acknowledges
authorship. If the text is later published in another vehicle, the author
must inform that it was initially published as an article in the Revista Brasileira
de Estudos em Dança. Therefore, even if the journal owns the first publication,
authors are entitled to publish their work in institutional repositories or on
their personal pages, even if the editorial process has not been completed.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to maintain the language standard, respecting the authorial style.