Jongo and Mental Health: speech as a cultural expression without racial boundaries

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.59521

Keywords:

Jongo, Expressão Cultural, Dança, Saúde Mental.

Abstract

The idea for writing this article came from the course PSC6064-1 Mental Health and Racism: Interventional Practices in the Field of Psychology and Psychoanalysis, taught simultaneously in nine universities in the online modality promoted by ANPSINEP - National Articulation of Black Psychologists and Researchers, with weekly synchronous classes, in a collective project to form networks on this subject. During the classes, a number of subjects were presented and the one that interested me the most was the topic that made it possible to open up a space for black students in universities, while at the same time embracing welcome, socialization, culture, creativity, well-being and mental health: Jongo. It is a form of Afro-Brazilian expression that integrates drum percussion, collective dance with a lot of rhythm and joy in its verses and movements. It is practiced in the urban peripheries and in some rural communities in southeastern Brazil. Based on this collective dance, we will promote a reflection in the light of psychoanalytic theory on the benefits of bodily expression and singing, in a space of speeches, cultural trajectories and everyday experiences that can contribute to cultural transmission in a space of exchange between knowledge of immaterial knowledge.

Author Biographies

Andréa Silva Mazariolli, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutoranda na Universidade de São Paulo (USP) na linha de Psiologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, com ênfase na Avaliação Psicológica (2021), Mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2011) na linha de pesquisa em Avaliação Psicológica no Contexto da Saúde Mental com ênfase no Método de Rorschach e Ansiedade, Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (2008), possui curso de extensão universitária em Medicina do Sono (2016) pelo Instituto do Sono. Atua na área de avaliação psicológica no contexto da saúde mental e trabalho, dinâmica de grupo, prevenção do estresse, ansiedade, fadiga, distúrbios do sono, síndrome de burnout. Atualmente é professora da Universidade Paulista UNIP. https://orcid.org/0000-0003-1126-7221

 

Fraulein Vidigal de Paula, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestre (2002) e doutora (2007) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutorado com titulação também pela École Doctorale Humanites et Sciences de l´Homme, da Université de Rennes 2 (França) (2007). Docente no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo desde 2009, Professora Doutora, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP, orientadora de projetos de iniciação científica e de extensão na graduação, de Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IPUSP (2011-2015), membro do Laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem - LEDA; membro da Society for the Scientific Study of Reading- SSSR, da Sociedade Brasileira de Psicologia; Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Processos de Cognição, Linguagem e Cultura, co-fundadora do Centro de Estudos e Defesa da Infância CEDIn-USP (2017), membro da Rede de Atenção à Pessoa Indígena do IPUSP. Tem experiência em pesquisa, docência, supervisão de estágios e publicações nas áreas de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, Psicologia Cognitiva, Neurociências, Psicologia Escolar, da Educação,Divulgação científica e Sustentabilidade. Atualmente dedicada aos seguintes temas: cognição, aprendizagem, desenvolvimento, leitura e escrita.

João Francisco Mazariolli, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Graduado em psicologia, especialista em recursos humanos pela Universidade São Judas Tadeu - 2001 e mestre em educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP - 2019. Larga experiência na área da psicologia do trabalho e organizacional, recursos humanos, educação corporativa e no ensino superior, neste último como docente e orientador educacional. Interesse nas seguintes áreas do conhecimento : Autoeficácia acadêmica, autorregulação da aprendizagem, integração e engajamento no ensino superior.

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Published

2024-02-01