Jongo y Salud Mental: el habla como expresión cultural sin fronteras raciales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.59521

Palabras clave:

Jongo, Expressão Cultural, Dança, Saúde Mental.

Resumen

La idea de escribir este artículo surgió del curso PSC6064-1 Salud Mental y Racismo: Prácticas Interventivas en el Campo de la Psicología y del Psicoanálisis, dictado simultáneamente en nueve universidades en la modalidad online promovida por ANPSINEP - Articulación Nacional de Psicólogos e Investigadores Negros, con clases sincrónicas semanales, en un proyecto colectivo de formación de redes sobre este tema. Durante las clases, se presentaron varios temas y el que más me interesó fue el que posibilitó abrir un espacio para los estudiantes negros en las universidades, al mismo tiempo que abarcaba la acogida, la socialización, la cultura, la creatividad, el bienestar y la salud mental: el Jongo. Es una forma de expresión afrobrasileña que integra percusión de tambores, danza colectiva con mucho ritmo y alegría en sus versos y movimientos. Se practica en las periferias urbanas y en algunas comunidades rurales del sudeste de Brasil. A partir de esta danza colectiva, promoveremos una reflexión a la luz de la teoría psicoanalítica sobre los beneficios de la expresión corporal y del canto, en un espacio de discursos, trayectorias culturales y experiencias cotidianas que pueden contribuir a la transmisión cultural en un espacio de intercambio entre saberes de conocimiento inmaterial.

Biografía del autor/a

Andréa Silva Mazariolli, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutoranda na Universidade de São Paulo (USP) na linha de Psiologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, com ênfase na Avaliação Psicológica (2021), Mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2011) na linha de pesquisa em Avaliação Psicológica no Contexto da Saúde Mental com ênfase no Método de Rorschach e Ansiedade, Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (2008), possui curso de extensão universitária em Medicina do Sono (2016) pelo Instituto do Sono. Atua na área de avaliação psicológica no contexto da saúde mental e trabalho, dinâmica de grupo, prevenção do estresse, ansiedade, fadiga, distúrbios do sono, síndrome de burnout. Atualmente é professora da Universidade Paulista UNIP. https://orcid.org/0000-0003-1126-7221

 

Fraulein Vidigal de Paula, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestre (2002) e doutora (2007) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutorado com titulação também pela École Doctorale Humanites et Sciences de l´Homme, da Université de Rennes 2 (França) (2007). Docente no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo desde 2009, Professora Doutora, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP, orientadora de projetos de iniciação científica e de extensão na graduação, de Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IPUSP (2011-2015), membro do Laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem - LEDA; membro da Society for the Scientific Study of Reading- SSSR, da Sociedade Brasileira de Psicologia; Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Processos de Cognição, Linguagem e Cultura, co-fundadora do Centro de Estudos e Defesa da Infância CEDIn-USP (2017), membro da Rede de Atenção à Pessoa Indígena do IPUSP. Tem experiência em pesquisa, docência, supervisão de estágios e publicações nas áreas de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, Psicologia Cognitiva, Neurociências, Psicologia Escolar, da Educação,Divulgação científica e Sustentabilidade. Atualmente dedicada aos seguintes temas: cognição, aprendizagem, desenvolvimento, leitura e escrita.

João Francisco Mazariolli, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Graduado em psicologia, especialista em recursos humanos pela Universidade São Judas Tadeu - 2001 e mestre em educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP - 2019. Larga experiência na área da psicologia do trabalho e organizacional, recursos humanos, educação corporativa e no ensino superior, neste último como docente e orientador educacional. Interesse nas seguintes áreas do conhecimento : Autoeficácia acadêmica, autorregulação da aprendizagem, integração e engajamento no ensino superior.

Citas

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Publicado

2024-02-01