Classical Ballet Laboratory Classes in the Dance Degree at UFPel: Remote Learning Experiences in 2021/1

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62087

Keywords:

Ensino de balé, balé clássico

Abstract

This text intend to be a experience report about the reorganization of the Classical Ballet Laboratory discipline, in UFPEL Degree Dance Course, to remote mode, during the COVID-19 pandemic. As been an eminently practical discipline, rigorous planning was necessary, involving several aspects to be considered. Classes preparation took place in such a way as not losing the teaching process logic and, in the same time, avoid incorrect understanding of the movements. Video tutorials were created to help with the execution of the steps. The technology to be used during online classes was adjusted and weekly assignments were requested, in video formats. Experience showed that it was possible to resize the offer of a practical subject to the demands of remote context. The desire to find out ways to make it happen was fundamental for us to embrace the challenge of letting go and dealing with the uncertainty of results.

Author Biographies

Daniela Llopart Castro, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Professora do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Motricidade Humana na especialidade de Dança pela Universidade de Lisboa (2020), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Pesquisadora dos grupos de pesquisa GEEDAC/Cnpq e OMEGA/Cnpq. Integrante da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Coordenadora dos Projetos Unificados “Turno 2: pesquisa e criação artística” e “Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade”. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, com ênfase em Dança, atuando principalmente com dança e envelhecimento, formação docente e produções artísticas.

Rebeca Recuero Rebs, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Professora dos cursos de Dança, de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Artes (UFPel). Graduada em Comunicação Social (UCPel), com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação (UNISINOS) e pós-doutorado em Letras (UFPel). É integrante da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança e coordena o grupo de pesquisa PRACIBER, desenvolvendo produções e pesquisas em torno de temas relacionados à cibercultura, à videodança, à mediadance e suas relações com a sociedade  

Eleonora Campos da Motta Santos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Professora permanente no PPG em Artes Visuais e do Centro de Artes, ambos da Universidade Federal de Pelotas. Na graduação, atua no Curso de Dança-Licenciatura. Integra o Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq). É bailarina e mãe. E-mail: eleonoracamposdamottasantos2@gmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5129-8017

Daniela Ferreira de Souza, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Graduanda em Dança (UFPel). Formada pela Escola de Ballet Dicléa Souza, onde atualmente é diretora artística e professora. Foi bailarina profissional na Fundação Teatro Guaíra (Curitiba) e na Cia. Nacional de Bailado (Lisboa/Portugal). 1º lugar no Festival de Dança de Joinville. Participou de turnês em países como França, Japão, Portugal e Bélgica. 

References

ALMEIDA, Doris; FARIAS, Hillary Maria. Percepção das sensações de bailarinos em aulas de ballet clássico on-line no Brasil durante a pan-demia de Covid-19. Revista Brasileira de Estudos em Dança. a.1, n.2, p. 3-36, 2022. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55058. Acesso em 31 out 2023.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Político Pedagógico. Curso de Dança-Licenciatura. 2023, Pelotas, 2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/danca/files/2023/09/PPC_Danca_2023___29_08_23.pdf . Acesso em 25 nov 2023.

EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GRILO, João Mário. As lições do cinema. Manual de filmologia. Lisboa: Edições Colibri, 2007.

SÁ, Eliane; QUADROS, Ana Luiza; MORTIMER, Eduardo; SILVA, Pe-nha; TALIM, Sérgio. As aulas de graduação em uma universidade públi-ca federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estu-dantes. Revista Brasileira de Educação. v. 22, n. 70, p.625-650, jul.-set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JbNdQTJ8bSw3jzpNzKkDQQx/abstract/?lang=pt. Acesso em 13 nov 2023.

SAMPAIO, Flávio. Balé passo a passo: história, técnica, terminologia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.

XAVIER. Ismail. A decupagem clássica. In: O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 27-39.

Published

2024-02-01

How to Cite

LLOPART CASTRO, Daniela; RECUERO REBS, Rebeca; CAMPOS DA MOTTA SANTOS, Eleonora; FERREIRA DE SOUZA, Daniela. Classical Ballet Laboratory Classes in the Dance Degree at UFPel: Remote Learning Experiences in 2021/1. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 117–131, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62087. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62087. Acesso em: 24 nov. 2024.